segunda-feira, 4 de abril de 2016

PESCA DA TAINHA

foto/divulgação: João Guilherme de Oliveira/PMF

Corrida de canoa marca início da safra da tainha

Evento náutico e cultural será realizado pela Secretaria da Pesca, Maricultura e Agricultura, em parceria com a Marinha

A abertura da pesca da tainha, que vai de maio a julho, será marcada este ano com um evento náutico e cultural: a Secretaria de Pesca, Maricultura e Agricultura vai realizar, em parceria com a Marinha, a 1ª Corrida Municipal de Canoa a Remo, aquela construída em um único tronco de madeira entalhada, popularmente chamada de “canoa de um pau só”.

O evento vai acontecer na Beira-mar Norte em 30 de abril, mas os interessados já podem se inscrever junto à Secretaria, à rua Tenente Silveira, 299, sobreloja, no Centro.

A disputa será entre canoas de quatro remos com, no máximo, cinco membros cada, e a expectativa da Secretaria é a de que a iniciativa atraia pelo menos uma centena participantes das comunidades pesqueiras do município, e outros dois mil espectadores.

“Considera-se que a primeira corrida de canoa a remo feita pelo município será um momento único, em que se possibilitará o resgate da cultura açoriana através de ações com a população mais tradicional desta Ilha, os pescadores”, destacou o secretário Willian Costa Nunes.

Afinal, segundo ele, as canoas de um pau só são raridades, muitas delas inclusive centenárias, utilizadas apenas na pesca da tainha. “Essa atividade de corrida de embarcações oportuniza a competitividade entre relíquias que são guardadas a sete chaves pelas tradicionais famílias de pescadores nos demais meses do ano”, salientou.

Além disso, a Secretaria de Pesca, Maricultura e Agricultura busca incentivar desta forma eventos que promovam manifestações da cultura local e sua divulgação aos turistas, valorizar as canoas de um pau só enquanto patrimônio cultural de Florianópolis, proporcionar intercâmbio entre as comunidades pesqueiras da cidade e buscar empresas parceiras para apoiar as atividades de pesca.

As inscrições para participar da 1ª Corrida Municipal de Canoa a Remo podem ser feitas até 25 de abril. 

Programação

A abertura do evento está marcada para acontecer às 10 horas, no trapiche da Beira-mar Norte. Já a largada da competição será às 10h30, debaixo da Ponte Hercílio Luz, com chegada também no trapiche, onde, ao meio-dia, ocorrerá a cerimônia de premiação e apresentação musical. Às três embarcações melhor colocadas serão entregues troféus e medalhas, e, às demais equipes, troféus de participação.

Durante todo o evento, quem for ao local também encontrará food trucks.

História

Com a chegada dos açorianos ao Estado, em meados do século XVIII, as canoas de um pau só foram utilizadas para locomoção e pesca pelas famílias que se instalaram na região. E foram os mesmos açorianos que fizeram adaptações e sofisticações, bem como aperfeiçoamentos nas embarcações como a inclusão de borda, breque e banco.

(Material da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal)

Nenhum comentário: