domingo, 13 de março de 2016

PESCA ILEGAL

Ibama apreende carga de até 30 toneladas de pescado em Itajaí (Foto: Ibama/ divulgação)

Ibama apreende carga estimada em 30 toneladas de pescado em Itajaí

Pesca era feita em profundidade acima da permitido por licença do Mapa. 
Peixes foram doados a projeto que atende pessoas carentes em SC e PR.

Um barco com uma carga estimada entre 25 e 30 toneladas de pescado foi apreendido na quinta-feira (10) em Itajaí, na região do Vale de Santa Catarina. Segundo o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a pesca era feita em profundidade acima da licença do Ministério da Agricultura (Mapa).
Os peixes de várias espécies foram doados ao Mesa Brasil, um programa credenciado pelo governo federal para atenção a pessoas carentes dos municípios de Itajaí, Blumenau, Lages, Joinville e Curitiba (PR).

Conforme o coordenador do núcleo de fiscalização do Ibama Alexandre Rochinski, o proprietário do barco vinha pescando do litoral de São Paulo até Itajaí e tinha licença para pesca em até 250 metros de profundidade, mas extrapolava este limite.

"Isso lhe permitia acessar peixes variados que tem um valor de mercado elevado. A carga era destinada à indústria de Itajaí.Esta é sem dúvida a maior doação de pescados feita, pelo menos, nos últimos três anos em Santa Catarina”, explicou Rochinski.
Peixes vão ser doados a projeto que atende pessoas carentes (Foto: Ibama/ divulgação)

O representante do Ibama relatou que a Marinha do Brasil dispõe de um sistema de monitoramento para verificação da profundidade em que as embarcações retiram os peixes e foi a responsável por comunicar o Ibama da ocorrência.

O dono do barco foi multado em R$ 800 mil a serem pagos em até 20 dias, prazo que também pode ser usado para recorrer da decisão do Ibama e entrar com uma defesa. O Ministério Público Federal (MPF), deve decidir se abre uma ação contra o empresário por causa do crime.

Apesar da apreensão do barco, o proprietário permanece como fiel depositário do veículo até o final do julgamento administrativo, para que continue trabalhando.
(Do G1)

Nenhum comentário: