quarta-feira, 2 de março de 2016

O QUE NOS ESPERA NO OUTONO

Foto Fernando Alexandre
Outono com chuva e temperatura próxima a acima da média em SC

El Niño enfraquece durante o outono

Fim do verão e início do outono: 20/03 à 01h30min

No trimestre, a previsão é de chuva próxima a acima da média para Santa Catarina, sendo mais favorável para a região Oeste a chuva acima da média. Dos meses em questão, março deve ser o mês com menos chuva na maioria das regiões, especialmente até o fim do verão.

Eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, podem ocorrer em qualquer época do ano. Por isso, ressalta-se a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo.

Climatologia (o que se espera para época do ano):
Em março diminui a chuva de verão (convectiva) e, principalmente a partir da segunda quinzena, as frentes frias chegam com mais frequência ao Sul do Brasil e são responsáveis pela maior parte da chuva em Santa Catarina. A média climática de precipitação em março varia entre 120 mm e 140 mm no Meio Oeste e Planalto, e de 160 a 200 mm nas outras regiões. Em abril e maio, a chuva diminui e a média mensal fica em torno de 100 mm a 170 mm, no Estado.

Em relação à temperatura a previsão é de temperatura próxima a acima média climatológica, no trimestre. Em março e abril chegam às primeiras massas de ar frio com formação de geada em algumas localidades do Estado, sobretudo no Planalto Sul. Em maio, massas de ar mais intensas no Sul do Brasil deixam a temperatura mais baixa, por vezes com geada ampla em Santa Catarina. Porém neste inicio de outono não há previsão de frio intenso, devido à influência do El Niño.

São caraterísticas do outono: veranicos, períodos prolongados de temperatura mais elevada (acima de 30°C), especialmente no mês de maio;grande amplitude térmica diária (diferença de temperatura mínima e máxima); e nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.

A Temperatura da Superfície do Mar(TSM):

O monitoramento das condições oceânicas indica a persistência de anomalias positivas de TSM (Temperatura da Superfície do Mar) no Oceano Pacífico Equatorial, com valores pontuais acima de 4,0ºC como mostram as Figuras 1 e 2, indicando a persistência do El Niño. O consenso dos modelos de previsão climática indica a continuação do fenômeno no trimestre, mas com enfraquecimento durante o outono.

Segundo estudos científicos, a maior influência do El Niño no Sul do Brasil ocorre na primavera do ano em que o fenômeno começa (2015) e no outono do ano seguinte (2016), se houver continuidade do fenômeno. 

Figura 1 - Anomalia da TSM nos oceanos Atlântico e Pacifico, em janeiro de2016.



Figura 2 - Anomalia da TSM no oceano Atlântico e Pacifico entre 21 a 27/02/2016.
A Epagri/Ciram recomenda o permanente acompanhamento dos boletins e informações disponibilizados neste site.
Elaboração do boletim: Gilsânia Cruz e Marilene de Lima(Meteorologistas)

Nenhum comentário: