quinta-feira, 3 de março de 2016

MAR DE MERDA

Foto Guto Kuerten / Agencia RBS

Análise identifica esgoto ao mar em seis pontos nas praias do sul da Ilha, em Florianópolis
Por

A ONG Instituto Sea Shepherd Brasilrecebeu nesta quarta-feira o resultado das análises de seis amostras de águaescura que corriam para o mar no sul da Ilha, em Florianópolis. Quatro dessasamostras foram retiradas na praia do Campeche, uma no Morro das Pedras e outrano Matadeiro, todas apresentaram um volume de coliformes fecais acima dotolerado. A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram)afirmou que está ciente do problema e que tomará providências para autuar os responsáveis.

Segundo o representante do núcleo catarinense da ONG, Luiz Antônio Faraoni, os resultados apenas comprovaram as suspeitas dos moradores e banhistas.

— Pelo cheiro já sabíamos que setratava de esgoto. Com o resultado, agora temos certeza.

O local mais problemático na praia doCampeche é o Riozinho, onde dois pontos analisados apresentaram entre 230 e 250vezes mais coliformes fecais do que o limite estabelecido pelo ConselhoNacional do Meio Ambiente (Conama), que é de mil unidades por 100 militros deágua. Na amostra retirada da vala aberta próximo àAvenida Pequeno Príncipe,que preocupou os banhistas há duas semanas, o resultado foi 3,5 vezes maior doque o permitido. No ponto próximo à Lomba do Sabão, a análise identificou umaquantidade de coliformes fecais 5,4 maior. Já a amostra do Morro das Pedrasapontou um número 300 vezes superior, enquanto no Matadeiro o resultado foi de3,5 vezes. As análises foram feitas pelo laboratório de análises QMC, deFlorianópolis, e assinadas pelo responsável técnico Djan Freitas.

— É difícil apontar culpados para asituação. Se por um lado os órgãos não fiscalizam, por outro alguns moradores não colaboram, descartando o esgoto irregularmente — disse Faraoni.

A Floram, por meio da assessoria de imprensa, afirmou que o diretor de fiscalização, Bruno Palha, junto com representantes da Vigilância Sanitária e Ambiental de Florianópolis, visitou os locais denunciados pelos moradores do Campeche na última segunda-feira. O órgão reconhece o lançamento de esgoto no mar, e a partir da próxima quarta-feira (9 de março) dará início a um plano para autuar os responsáveis pela poluição.

A Fundação do Meio Ambiente de SantaCatarina (Fatma), que faz o controle da balneabilidade das praias no litoral catarinense, afirmou não se posicionar em relação a pesquisas feitas por órgãosnão oficiais por não ter conhecimento dos critérios utilizados nas pesquisas.

(Do http://dc.clicrbs.com.br/)

Nenhum comentário: