terça-feira, 15 de março de 2016

AMANHÃ, QUARTA!

Moradores do Matadeiro não querem maricultura na praia
Foto: Diórgenes Pandidi / Agência RBS / Agência RBS

Audiência Pública vai discutir maricultura na praia do Matadeiro

Por
GABRIELA WOLFF

A polêmica instalação de um parque aquífero para maricultura na praia do Matadeiro, no Sul da Ilha, vai ser discutida em uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado na próxima quarta-feira, dia 16 de março. Moradores da praia são contra o cultivo no local e pedem a revogação das licenças concedidas a seis maricultores em uma área de 10 mil hectares. 


O presidente da Associação dos Moradores e Amigos da Praia do Matadeiro (Amapram), Ezinar Tadeu Pereira, expôs na Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc no início do mês os motivos da comunidade ser contra o projeto. Ele diz que não houve consulta pública e ninguém teve ao acesso a estudos de impacto ambiental que a atividade pode causar:

— Somos contra por vários motivos. Primeiro que vai estragar a paisagem, que é umas das mais bonitas da cidade. Outra questão é a poluição que as cascas e outros detritos sólidos que vão chegar na praia, sem contar as fezes destes animais que podem poluir a água. O local também é rota de baleias e tartaruga — argumenta.

Segundo Ezinar, foram convidados todos os órgãos envolvidos no processo. 

O biólogo Felipe Matarazzo Suplicy, ph.D. em aquicultura do Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca (Cepad) da Epagri informou que vai estar presente.

Entenda

No mês de janeiro foram instaladas boias no mar do Matadeiro, o que chamou a atenção da comunidade que até o momento não tinha conhecimento do projeto e se posicionou contra. 

A Epagri explicou que todo o processo começou em 2003, com o levantamento de áreas aquícolas em Santa Catarina e para a elaboração de Planos Locais de Desenvolvimento (PLDM). Após estudos de impactos impactos ambientais regionais, social e econômico, foi determinada a área de 10 hectares do mar do Matadeiro, que passou por licitação. Seis pescadores foram os ganhadores, e tem permissão para atuar por 20 anos renováveis por mais 20.

Foto: Arte

Serviço:
Audiência Público Maricultura no Matadeiro
Data: 16 de março de 2016
Horário: 11h
Local: Assembleia Legislativa de SC - Plenário das Comissões

(Do www.clicrbs.com.br)

Nenhum comentário: