segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

RADIO DO MAR

Foto Fernando Alexandre
Rádio Costeira de Itajaí ajuda comunidade e empresas pesqueiras da região

Um dos meios de comunicação mais importantes à disposição dos pescadores, familiares e empresas pesqueiras, a Rádio Costeira funciona 24 horas por dia, com dicas de saúde e segurança, e transmissão de previsão do tempo de hora em hora. No último mês, a estação realizou quase dois mil contatos com 210 avisos meteorológicos e 120 dicas de saúde e segurança. Neste período também foram registrados 576 pescadores trabalhando, 92 recados comerciais e 19 recados particulares.

Segundo o responsável pela Rádio Costeira, Jairo Romeu Ferracioli, os horários de maior movimento foram das 6h às 12h, com 1.119 registros, sendo 459 de posição trabalhando. Em seguida, das 12h às 18h, com 357 registros, sendo a maioria de entrada e saída das embarcações.

No mês de junho a Rádio Costeira recebeu diversos visitantes que tinham interesse em conhecer a estrutura e o funcionamento do local, dentre eles, um guarda-vidas da Inglaterra, alunos do Curso Técnico de Pesca acompanhados pelo professor Tiago Pereira Alves, e dos encarregados das embarcações Squallus e Andremar. Além disso, o rádio amador e chefe de escoteiros, Plácido Marcondes, utilizou a Rádio Costeira por diversas vezes, mostrando ao grupo de escoteiros de Navegantes e Itajaí o que é como funcionam as transmissões de uma Rádio Costeira Marítima.

A emissora conta com seis equipamentos de frequência diferentes através das estações VHF (Canais 16 e 22) e SSB (Canais 4425.60 e 5300), que acompanham as regiões Sul e Sudeste do Brasil, desde o Espírito Santo até o Rio Grande do Sul. Seis funcionários se revezam em uma escala onde quatro trabalhadores executam o serviço em turnos diários de seis horas. A equipe conta ainda com um médico para atender os casos de emergência e um profissional da Univali que, de hora em hora, transmite as informações meteorológicas.

O serviço da rádio pode ser acompanhado pela internet através do site da prefeitura de Itajaí  (http://sepesca.itajai.sc.gov.br/radio.php). No site é possível digitar o nome da embarcação, por exemplo " Mar da Galiléia", e saber se os pescadores estão no mar e em qual cidade se encontram.

(De O SOL DIÁRIO - www.clicrbs.com.br)

Nenhum comentário: