terça-feira, 15 de dezembro de 2015

TUBARÕES ! CUIDADO?

Foto Bruce Rasner/SeaPics.com
Quais são as chances de ser atacado por um tubarão no Brasil?

No Brasil, os ataques ocorrem mais frequentemente em Recife, sempre nas mesmas praias, onde existem placas avisando sobre esse perigo. Mesmo lá, são registrados, em média, 2 ataques de tubarão por ano, mas a média de pessoas mortas nesses ataques é menor que uma pessoa por ano. Portanto, a probabilidade de uma pessoa ser atacada por tubarões, ou morrer disso, é baixíssima. Especialmente quando você compara com outras causas de morte humana.

Por exemplo, no Brasil, mais de 143 pessoas morreram POR DIA, vítimas de homicídios dolosos (com intenção de matar), com uma média total anual de em torno de 52 MIL assassinatos no pais! Ou seja, 52 mil pessoas são mortas anualmente por ataque de OUTRAS PESSOAS.... Há ainda outras 2 mil mortes por latrocínios (roubos seguidos de morte) e mais 2 mil mortes em confrontos com a Polícia!

A obesidade mata 30.000 pessoas por ano no mundo, raios (relâmpagos) matam 10.000 pessoas, o uso de celular no transito mata 6.000 pessoas, hipopótamos matam 2.900 pessoas por ano no mundo, aviões matam 1.200 pessoas por ano no mundo, vulcões matam 845 pessoas, fazer compras em mega liquidações matam 550 pessoas, cair da cama mata 450 pessoas por ano no mundo.

Só nos EUA, cachorros matam mais de 30 pessoas por ano. Só em Nova Iorque, mais de 200 pessoas vão parar anualmente em hospitais por terem sido mordidas por outras pessoas!!!

Enquanto isso, tubarões matam apenas 5 pessoas por ano no mundo. Por aí você pode ver que o medo de ataques de tubarões é resultado do tipo de mídia feita sobre esse assunto.


Nenhum comentário: