sábado, 5 de dezembro de 2015

NO MAR...

Homem foi resgatado depois de ficar à deriva em alto mar (Foto: Mariane Rossi/G1)

Náufrago que ficou 54 dias no mar e acabou no Brasil volta para a África

Pescador de Cabo Verde viajará para o Ceará e pegará um voo.
Juvenal Mendes, de 52 anos, foi resgatado por um navio na costa brasileira.

Mariane RossiDo G1 Santos

O pescador africano socorrido por um navio após ficar 54 dias em alto mar irá voltar para Cabo Verde, seu país de origem na África, nesta sexta-feira (4). Juvenal Ferreira Mendes, de 52 anos, conseguiu a documentação necessária para voltar para casa e ver a família. Ele já saiu de Santos, no litoral de São Paulo, e deve chegar em Cabo Verde neste sábado (5).

O navio Ouro do Brasil, que trouxe o náufrago, atracou no Porto de Santos na última quarta-feira (4). O pescador teve que sair da embarcação para prestar depoimento para a Capitania dos Portos e começou a resolver as questões necessárias para retornar a Cabo Verde, seu país de origem.

Homem que ficou à deriva é de Cabo Verde
(Foto: Mariane Rossi/G1)

De acordo com Ciro Tadeu Moraes, delegado e chefe do Núcleo de Polícia Marítima da Polícia Federal (Nepom), o náufrago não pode ser considerado um cidadão ilegal dentro do Brasil. "É uma situação excepcional. Ele tem interesse em voltar para casa. Como ele prestou depoimento na Capitania, se tiver algum interesse, a gente pede informações para a Marinha", disse ele.

A Polícia Federal entrou em contato com a Embaixada de Cabo Verde, em Brasília, e com o Consulado de Cabo Verde, em São Paulo, para comunicar a situação do náufrago. O consulado emitiu o salvo-conduto, um documento de viagem que permite que ele saia do território nacional para voltar ao país de origem.

Africano vive em Cabo Verde, na Africa, e foi encontrado no litoral norte do Brasil (Foto: G1)

"Queríamos a documentação para que ele pudesse sair do país sem problema. O que gente fez foi certificar a entrada e saída dele no país", explicou o delegado. Com a documentação, Juvenal pôde retornar para Cabo Verde. A empresa Citrosuco, que recebeu o navio Ouro do Brasil, onde veio o náufrago, comprou as passagens áreas para o pescador voltar para casa.

Juvenal viajou para São Paulo na manhã desta sexta-feira (4), onde irá pegar um voo paraFortaleza. Em seguida, ele embarcará em um voo direto para Cabo Verde. Representantes da agência de navegação acompanham o náufrago durante parte do trajeto.

Naufrágo ficou à deriva por quase dois meses em embarcação (Foto: Patricia Anhas / Arquivo Pessoal)

Náufrago

Juvenal Ferreira Mendes, de 52 anos, saiu de Cabo Verde, na África, no dia 2 de outubro para pescar. Ele foi vítima de uma tempestade que o tirou da rota inicial. Em alto mar e sozinho, ele sobreviveu comendo peixes e bebendo água da chuva. Ele disse que mais de 15 navios se aproximaram dele, ele acenava. mas ninguém o resgatava.

No último dia 18 de novembro, o navio Ouro do Brasil, de bandeira libanesa, aproximou-se do pequeno barco do africano, a cerca de 300 km da costa brasileira, entre os estados de Amapá e Pará. Os tripulantes resgataram o pescador africano, que recebeu todo o atendimento dos marinheiros. Imagens feitas pelos tripulantes mostram o barco onde o náufrago percorreu 2.874 km e viveu 1.300 horas sozinho em condições extremas.

Nenhum comentário: