quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

MASSACRE NO MAR

Redes que mataram as tartarugas continuam no mesmo lugar
Foto: Lucas Correia / Divulgação

Redes ilegais provocam massacre de tartarugas em Navegantes 

Por 
DAGMARA SPAUTZ

Redes de pesca ilegais provocaram um massacre da vida marinha naPraia de Gravatá, em Navegantes, nesta quarta-feira. Pelo menos 10 tartarugas enredadas lutavam pela vida sob o olhar assustado dos moradores, que procuraram os órgãos ambientais.

O socorro demorava e a situação dos animais comoveu o guarda-vidas Robson Cazara que, apoiado em uma prancha, resolveu começar o resgate por conta própria. As tartarugas, todas da espécie verde, foram retiradas da rede e levadas à praia uma a uma.

Técnicos da Fundação do Meio Ambiente de Navegantes e do Projeto de Monitoramento das Praias, da Univali, esperavam para tratá-las. Parte dos animais precisou de massagem cardíaca de ressuscitação, mas apenas três sobreviveram.
Pelo menos 10 tartarugas foram resgatadas por guarda-vidasFoto: Lucas Correia / Divulgação

O caso desta quarta-feira vai ficar impune. Um barco artesanal que estava próximo chegou a ser abordado, mas não se confirmou o envolvimento e os pescadores foram liberados.

O Ibama Itajaí, que recentemente conseguiu a posse do único barco mantido pelo órgão ambiental no Estado, não conseguiu retirar as redes porque o seguro obrigatório da embarcação está atrasado.

A morte das tartarugas é o reflexo da nossa falta de estrutura e consciência para lidar com o meio ambiente.

(Do www.clicrbs.com.br)

Nenhum comentário: