quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

BOTANDO MAIS FOGO NESSE INFERNO...

Temperaturas começam a se elevar no litoral a partir da segunda quinzena de dezembro 
Foto: Guto Kuerten / Agencia RBS

Verão terá calor e chuva acima da média em Santa Catarina 

por LEONARDO GORGES

Dezembro está aí e a expectativa pela chegada do verão cresce entre os catarinenses, em especial para aqueles que moram perto da praia. Porém, ao olhar para o céu, cinzento na maior parte do tempo, vem a pergunta: quando chegará o calor? A meteorologia dá a resposta: o tempo deve começar a esquentar para valer somente a partir da segunda quinzena de dezembro. Esquentar mesmo. De acordo com os meteorologistas, a temporada de verão 2015-2016 deve ter calor acima da média em Santa Catarina. O problema para muitos é que as temperaturas altas devem vir acompanhadas de mais chuva que o habitual.

Segundo a meteorologista Laura Rodrigues, da Epagri-Ciram, o mês de novembro ainda teve predomínio do tempo encoberto, em especial no trecho entre a Grande Florianópolis e o Litoral. O culpado é o velho conhecido El Niño, fenômeno que aumenta a temperatura das águas do Oceano Pacífico e traz chuva acima da média para o Sul do Brasil.

— Já tivemos uma primavera muito úmida, em especial nos meses de setembro e outubro. Para o verão, a indicativa é de tempo quente, com muitas pancadas de chuva, em especial no período da tarde/noite — diz Laura.

Sem grandes períodos de tempo seco

Ainda de acordo com a meteorologista, estão praticamente descartados longos períodos de tempo firme e seco, como os catarinenses estão acostumados nesta época do ano.

— Como estamos vivendo um período muito úmido, há sempre condição de chuva. Dezembro ainda deve ter predomínio desse tempo mais encoberto, em especial na Grande Florianópolis e Litoral Norte, muto em função dos ventos Leste e Sudeste, que trazem essa umidade — conta Laura.

Para o meteorologista Leandro Puchalski, o El Niño terá seu ápice entre os meses de dezembro e janeiro, começando a perder força do meio para o final do verão. As temperaturas ficarão acima do comum em especial nos meses de janeiro e fevereiro, com destaque para as mínimas, que ocorrem geralmente no amanhecer.

— Isso significa que devermos ter noites quentes ao longo do verão — conta Puchalski.

LEONARDO GORGES

Nenhum comentário: