sábado, 21 de novembro de 2015

MAR DE PESCADOR



DE VIOLAS & GUITARRAS!

A pesca garantiu o sustento e a sobrevivência de boa parte dos nossos antepassados. O mar era visto como espaço de trabalho, as águas não eram vistas como espaços de lazer... 
Com o passar dos anos esse panorama foi se modificando, a poluição, a pesca industrial, a especulação imobiliária jogaram muitos pescadores para outras profissões ou até mesmo para longe de suas históricas moradias. Difícil encontrar jovens que possuem como único ofício a pesca. Mais provável ver uma Peixaria fechar e um Açougue abrir.

Não é mole continuar sendo pescador, tendo na pesca o principal ou único meio para a manutenção da vida. Hélio Calandrini, nosso vocalista e guitarrista, se enquadra no campo da resistência, daqueles que tentam manter viva a pesca artesanal como um meio para viver, ser feliz e ter autonomia. O tempo social é outro, é mais livre, a relação com a natureza é profunda e intensa, é um meio mais orgânico de subsistência, onde o o dinheiro não é a fundamental preocupação. A humildade e a simplicidade sempre reinam.

Mas não é fácil, sol, chuva, gripe, dores, todo o tipo de avaria e ré, pior mesmo é puxar a rede e não encontrar nada. E aí, como pagar a água, a luz, comprar comida? 
A vida do pescador nunca foi e nunca será fácil, mas quem ama a natureza, preserva uma relação harmoniosa com ela e tem paixão por ser pescador, continua resistindo.

Essa viola, pescada nessa semana, não representa um troféu esportivo, significa que uma profissão milenar está sendo preservada e que o ganha pão da semana está garantido. E isso é muito sério, não é papo de pescador, é a luta diária pela sobrevivência, é dizer não à imposição de outro modo de vida!

No trágico desastre causado pela Vale em Minas Gerais, quando toda a vida marinha entrou em risco por causa da inconsequência de uma grande empresa privada, os pescadores artesanais foram os primeiros a tomar providências em defesa da natureza... Desesperados, convocaram um mutirão para tentar salvar os peixes, almejavam criar uma Arca de Noé pela vida.

Nenhum comentário: