sexta-feira, 27 de novembro de 2015

CUIDANDO DO MAR

Arcadas de animais marinhos fazem parte da coleção do Museu Oceanográfico da Univali (Foto: Museu Oceanográfico Univali)

SC deve ganhar maior museu oceanográfico da América Latina

Construção de 4 mil m² será inaugurada em dezembro no Litoral Norte.
Museu terá uma das maiores coleções de tubarões e arraias do mundo.

Do G1 SC

Santa Catarina deve ganhar, no próximo mês, o maior museu de oceanografia da América Latina - e o segundo maior do mundo no gênero, de acordo com a Fundação Universidade do Vale do Itajaí (Univali). As portas do Museu oceanográfico Univali, instalado em Balneário Piçarras, no Litoral Norte, abrem para o público no dia 15 de dezembro.

Em uma área construída de 4 mil m², os visitantes poderão conferir a maior coleção de animais marinhos do Brasil, bem como a maior coleção de conchas da América Latina.

O acervo conta também com a segunda maior coleção de tartarugas marinhas da América Latina e a segunda maior coleção de tubarões e raias do mundo. "Os seres marinhos estão dispostos em ordem evolutiva e a exposição contempla uma série de aquários com animais vivos", afirma o professor e curador do museu, Jules Marcelo Soto.

Museu oceanográfico de Piçarras é considerado o maior da América Latina (Foto: Museu Oceanográfico Univali)

O projeto, que é ligado à Univali desde 1993, demorou exatos cinco anos para ser montado por inteiro. A estrutura foi construída para ser moderna e intuitiva. "O expositores serão ressaltados por um projeto luminotécnico com leds específicos, todo climatizado e construído de forma a dar toda a segurança e conforto que um museu moderno deve proporcionar", diz o curador.

Fauna brasileira

O acervo, segundo a instituição, já é referência no gênero. Cerca de 1.000 m² serão dedicados exclusivamente a exposição oceanográfica. A maior parte do acervo é composta por animais marinhos da fauna brasileira, principalmente do Sul.

"O acervo remonta de janeiro de 1976, quando coletei a primeira peça e comecei uma coleção particular", conta Soto. Em 1987 foi criada a ONG que passou a tutelar e organizar o acervo.

"Em 1993 o museu foi ligado à Univali e a partir daí começamos o projeto do grande Museu Oceanográfico. Em outubro de 2008 decidiu-se pelo Campus de Piçarras e o acervo foi gradativamente levado para lá e inventariado. As alas de exposição começaram em 2010", explica Soto, que considera o museu "um presente para Santa Catarina"..

As visitas podem ser feitas pelo público a partir de 15 de dezembro, sempre de terça-feira a sexta-feira, das 14h às 20h, e sábado e domingo das 10h às 18h. Os ingressos custam R$ 20. Estudantes, colaboradores da Univali e pessoas maiores de 60 anos pagam meia entrada. Para grupos escolares de mais de 15 pessoas, o valor é de R$ 5.

Acervo de conchas faz parte do Museu Oceanográfico (Foto: Museu Oceanográfico Univali)


Nenhum comentário: