quinta-feira, 8 de outubro de 2015

MAR DE BALEIAS

Registro feito de baleia pelo Projeto Baleia Jubarte no ano de 2014 (Foto: Divulgação/Projeto Baleia Jubarte)

Observação de baleias jubarte no ES começa a ser feita aos fins de semana
Embarcação para 15 pessoas vai sair de Vitória em direção ao alto-mar.
Passeios começam a ser feitos neste sábado (26) e domingo (27).

Do G1 ES

A observação de baleias jubarte e de golfinhos começa a ser feita em Vitória neste sábado (26) e domingo (27). Uma embarcação, com capacidade para 15 pessoas, sairá da capital em direção ao alto-mar. O passeio dura em média cinco horas, mas pode se prolongar por até mais três para contemplação das espécies.

A iniciativa faz parte da programação de aniversário de 464 anos de Vitória e contempla a temporada de baleias jubarte, que podem ser visualizadas no litoral entre os meses de julho e dezembro.

As baleias ficam de 10 a 20 milhas náuticas (entre 20 e 40 quilômetros) de distância da costa. O passeio, que é aberto a moradores, turistas, pesquisadores, biólogos e estudantes.

As saídas, que ocorrerão durante toda a temporada de baleias – de julho a dezembro - dependerão das condições de navegação, e a data poderá ser alterada com 48 horas de antecedência.

Pode ocorrer de não serem avistadas as espécies, por se tratar de uma atividade da natureza. "Esta é uma tendência da atualidade que queremos valorizar, incentivando o turismo náutico e de lazer em nossa cidade", destacou o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória, Leonardo Krohling.

Espécies
As baleias jubarte serão as mais esperadas pelos que fizeram o passeio, pela abundância e exuberância. São animais grandes e mamíferos que possuem variedade de comportamentos: saltam, expõem a cauda e se agregam.

Outros cetáceos também poderão ser observados, como o boto-cinza (mais comum na costa), golfinho pintado-do-Atlântico, Golfinho pan-tropical, Baleia Minke, Cachalote (mais raros) e outros.

Serviço
Visita às baleias jubarte
Quando: finais de semana
Valor: 3 x R$ 99 (no cartão)
Contato: 3345-2282

Nenhum comentário: