sexta-feira, 23 de outubro de 2015

DE PESCA E PESCAORES

A pesca é uma das atividades econômicas mais tradicionais do nosso país. O Brasil conta hoje com pouco mais de um milhão de pescadores que contribuem para a produção anual de setecentas e 65 mil toneladas de pescado, segundo dados de 2013 do governo federal. Atualmente, o Brasil contribui com cerca de oito por cento da produção no oceano Atlântico, boa parte dessa produção é fruto do trabalho artesanal, que vive hoje um momento delicado. 
No início do mês de outubro, uma portaria do ministério da agricultura suspendeu por 120 dias o seguro defeso, que é um benefício concedido ao pescador profissional artesanal durante o período de paralisação da pesca para preservação das espécies. 
O valor do seguro corresponde a um salário mínimo por mês durante toda a temporada de suspensão da pesca. No programa de hoje, vamos falar sobre as condições de trabalho do pescador brasileiro. Para essa conversa, a gente recebe aqui no estúdio Cassiano Neto, Oceanólogo da Universidade Federal Fluminense, Alexandre Anderson, pescador da Associação Homens e Mulheres do Mar da Baía de Guanabara e Ricardo, ecologista do Movimento Baía Viva. | Conexão Futura, 19 de outubro de 2015. Apresentação: Cristiano Reckziegel

Nenhum comentário: