sexta-feira, 25 de setembro de 2015

ALERTA NO MAR!


ATENÇÃO: Maré Alta e chuvas podem provocar alagamento na costa catarinense.

Nos próximos dias (25 a 28/09), há risco de alagamentos nas partes baixas das cidades litorâneas de Santa Catarina. Os alagamentos devem ocorrer devido à atuação conjunta das chuvas, da influência da lua cheia, Super Lua e do mar agitado com ondas de SE com altura entre 1,5 e 2,0 m.

O fenômeno da Super Lua ocorre quando a lua está próxima da Terra (perigeu) e é vista no céu maior e mais brilhante.

Em relação a variação da maré este fenômeno não muda significativamente provocando um aumento em torno de 10 cm na amplitude. Os alagamentos afetam as atividades relacionadas ao mar como: a pesca, o turismo e a navegação, entre outras.

Recomenda-se especial atenção para estes horários (Tabela 1) e locais: a Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – Centro Sul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, entre outros.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil


Nenhum comentário: