quarta-feira, 2 de setembro de 2015

A TAINHA É MINHA PRAIA!


"Nossa nova música fala da pesca da tainha, patrimônio artístico, cultural e histórico de Santa Catarina. Nós, filhos, netos e parentes de pescadores, deixamos nossa homenagem a essa nobre profissão. Graças a esse ofício, nossos antepassados ganharam o pão de cada dia, não foi fácil, passaram necessidades e privações, mas resistiram! Muitos pensam que ser pescador é fácil, não é mole, é duro, difícil, muitas vezes ingrato e pouco valorizado. Também exige concentração, paciência, força e dedicação. Ao mesmo tempo, quando o peixe vem, o sorriso é instantâneo e a alegria reina.
Lamentavelmente, em diversos lugares, muitos pescadores tiveram que abandonar a pescaria - a pesca industrial, a burocracia estatal, a poluição, tem sido grandes vilões da manutenção da pesca artesanal. Em compensação, outros continuam resistindo, mas a luta não é fácil...

Agradecemos nosso amigo Fernando Tainhanarede Alexandre por ter cedido o áudio do Funk da Tainha e dos Apupus dos pescadores do Pântano do Sul, à nossa querida madrinha Capitã Zenaide, pelas palavras iniciais e pelo Funk da Tainha no final da faixa. Outro agradecimento carinhoso ao nosso amigo Tarso Germany, por ter passado um pente fino nos detalhes da música para deixarmos ela melhor masterizada (ele sempre nos salva).
À todos os pescadores, nosso forte abraço, vida longa à pesca artesanal."

("Esporão de Bagre")



Nenhum comentário: