segunda-feira, 24 de agosto de 2015

NA BAÍA SUL

Baleia ficou a poucos metros da costa no sul da Ilha
Foto: Karina Gloch / Projeto Baleia Franca


Baleia-franca é avistada com filhote perto da praia no Ribeirão da Ilha

Segundo bióloga, animais correm risco de encalhar em área com pouca profundidade


Os moradores do Ribeirão da Ilha tiveram uma surpresa neste domingo. Ao olhar para o mar, puderam avistar uma baleia-franca e seu filhote nadando a pouco metros da praia. De acordo com a bióloga Karina Groch, diretora de pesquisas do Projeto Baleia Franca, é quase certo que são os mesmos animais que ficaram presos em redes de pesca perto da ponte Hercílio Luz, na última quinta-feira (veja vídeo no fim do texto).

A baleia adulta, com aproximadamente 15 metros de comprimento, ainda tem um pedaço de rede ao redor da cabeça, mas essa não é a principal preocupação da bióloga Karina, que acompanhou o percurso da mãe e seu filhote ao longo do dia:

— Eles estão em uma área com muitos bancos de areia e pouca profundidade. Estamos monitorando de perto, pois existe o risco de que eles encalhem.

Ainda segundo a bióloga, existe a chance de que os mamíferos saíam da baía nul pelo canal próximo à praia de Naufragados nos próximos dias. Mãe e filhote entraram pela baía norte no meio da semana e seguiram em direção sul, passando por baixo das pontes que ligam o continente à Ilha de Santa Catarina.

Apesar de ser uma espécie costeira, acostumada a nadar em baixas profundidades, a presença de baleias-francas nas baías da Grande Florianópolis é considerada raríssima.

Afastamento

Apesar do interesse natural, a orientação dos biólogos é para que a população se mantenha afastada dos animais, que passaram por um período de estresse nos últimos dias.

— Também é importante que os pescadores retirem suas redes do mar. Além do risco para os animais, também pode haver um prejuízo financeiro, já que as redes ficam inutilizadas.

Serviço

Caso você veja as baleias nadando próximas à costa, entre em contato com o Grupo de Busca e Salvamento (GBS) dos Bombeiros, por meio do telefone (48) 3251-9680

(Do Hora de Santa Catarina - www.clicrbs.com.br)

Nenhum comentário: