quarta-feira, 22 de julho de 2015

É MOLE?

Fotos: BBC
Demanda chinesa impulsiona molusco do anonimato ao estrelato

Postado por Manuela Luiza

Panopea generosa é uma espécie de molusco bivalvemarinho, chamada popularmente de geoduck, que signica cavar fundo. Isso porque é a única maneira de capturá-lo. Recentemente a captura deste bivalve que de tão grande não cabe em sua concha, passou de um simples passatempo de família para um negócio bem rentável. 

Esta espécie vive nas águas interiores de Washington, Alasca e Colúmbia Britânica. As colheitas comerciais destes moluscos só tiveram início depois de 1970, em Washington, depois que mergulhadores encontraram a espécie em grande quantidade em Puget Sound e os legisladores estabeleceram uma pescaria. Surpreendentemente, poucos americanos já ouviram falar de geoduck, e muito menos provaram a iguaria que habita suas margens. Mais de 90% dos moluscos colhidos no país são transportados diretamente para China. 
A demanda chinesa impulsiona o preço, o mercado está disposto a pagar muito, e é aí que a aquicultura entra.



Os geoducks pesam em média 1 kg, mas podem pesar até cinco vezes mais, e o seu sifão pode atingir 1 metro de comprimento. São um dos organismos de maior longevidade do reino animal, sendo o mais longo registro de 168 anos. A sua longevidade deve-se, entre outros motivos, a ausência de predadores, estando entre os poucos existentes, as lontras-marinhas, squaliformes e estrelas-do-mar, que atacam o sifão exposto.
 Atualmente a pesca de geoduck é uma das mais regulamentadas e controladas do mundo, só se pode pescar uma certa cota anual, em determinados períodos fora da época reprodutiva e os exemplares recolhidos devem obedecer a um tamanho mínimo estabelecido por lei. A textura e a suavidade do sabor de sua carne agrada e muito o paladar dos chineses e sua fama de afrodisíaco só o torna mais interessante para este mercado consumidor. Com o aumento da demanda desta espécie a captura tem dividido espaço com o cultivo, que após uma década de investimento finalmente exibe lucros consideráveis para os produtores. 

No ano passado, os EUA exportaram cerca de US $ 74 milhões, principalmente para Hong Kong. Isso é o dobro do volume e do valor exportado em 2008. Várias novas fazendas foram autorizadas nos últimos anos, apesar dos desafios de pesquisadores e ambientalistas preocupados com a poluição plástica, estética e um potencial dano ambiental. E agora, apoiado pela nova pesquisa que demonstrou efeitos ambientais localizados e de curta duração, o estado de Washington se prepara para o arrendamento de 15 hectares para o cultivo de geoduck. 

Cultivar esses moluscos de aparência incomum não é uma tarefa rápida, o cultivo de geoducks a partir de sementes pode levar de cinco a sete anos, porém a ânsia dos chineses tem feito valer a pena esperar.
  Saiba mais

http://www.observasc.net.br/

Nenhum comentário: