segunda-feira, 4 de maio de 2015

SURFE E TAINHAS

Meio da praia do Moçambique está liberado para o surfe. Guto Kuerten/DC

Seis praias liberadas para o surfe em Florianópolis e nada ainda de tainha

Seis praias de Florianópolis estão liberadas para a prática do surfe nesta temporada da tainha. Para evitar confusão, quem deseja pegar onda, a orientação da Federação Catarinense de Surfe é ir até os barracões de pescadores e saber se está liberado.

No fim de semana tinha surfista pegando onda no Campeche. Guto Kuerten/DC

Na Mole e Joaquina, o surfe já era permitido. Nesta temporada foram liberadas as praias: Lagoinha do Leste, Matadeiro, Caldeirão e o meio de Moçambique.
Fred, presidente da Fecasurf em conversa com o pescador Xinho no rancho de pesca cultural Manoel Rafael. Guto Kuerten/DC

A decisão foi tomada numa reunião na última quarta-feira na Câmara de Vereadores de Florianópolis com a presença de representantes da Fecasurf (Federação Catarinense de Surf), vereadores, colônia de pescadores e da Fepesca (Federação dos Pescadores Artesanais de Santa Catarina) sobre o aumento de praias que podem ser surfadas durante a temporada da pesca da tainha.
Fábio, patrão do barracão do Seu Chico observa o mar. Guto Kuerten/DC

O melhor é conversar com os pescadores locais nos barracões das praias e ver se está liberada.
_Com esta simples atitude já elimina a confusão na beira da praia entre pescadores e surfistas_explica o presidente da Fecasurf Fred Leite.
O experiente pescador Xinho da Barra da Lagoa explica que existe o surfista que conhece a tradição e não quer confusão.
Baleeiras ainda estão dentro do barracão do Seu Chico. Guto Kuerten/DC

No amanhecer desta segunda-feira fui conversar com o patrão Fábio do barracão do Seu Chico, na praia do Campeche sobre a sua expectativa para a temporada. Com as duas baleeiras reformadas ainda dentro do barracão na espera da tainha, a expectativa de Fábio é ter uma boa safra. No ano passado conseguiram 6,4 toneladas.
_A informação que temos ainda é pouca e não tenho como fazer uma previsão. Mas se o peixe passar por aqui vamos estar prontos. Surfistas nos disseram que viram tainha no Morro das Pedras. Vamos aguardar.

(Do blog http://wp.clicrbs.com.br/deolhonasruas/)

Nenhum comentário: