sexta-feira, 22 de maio de 2015

BINGO NA PRAIA

Mais de 20 pescadores e Bombeiros trabalharam para resgatar embarcação que afundou no Pântano do SulFoto: Betina Humeres / Agencia RBS

Pescadores do Pântano do Sul pedem ajuda para reconstruir barcos afundados

Comunidade vai realizar um bingo para arrecadar doações


Gabriela Wolff

Após o resgate das embarcações, o trabalho não pode parar, e agora os pescadores doPântano do Sul buscam ajuda para consertar as redes e embarcações que afundaram a após o forte vento Sul no dia 11 de maio. A velocidade do vento passou dos 90 km, levando três barcos que estavam atracados na praia para o fundo do mar. 

O pescador Cléber dos Santos, o Quequéu, 38, que teve o barco resgatado no dia seguinte com a ajuda dos Bombeiros e pescadores amigos, contabilizou cerca de R$ 25 mil de prejuízo. Como não pode ficar sem trabalhar, Quequéu está pescando no barco do irmão enquanto não consegue os recursos para arrumar o seu:

— Não posso ficar sem trabalho, tenho meus filhos para sustentar. Por enquanto eu tô indo com meu irmão no barco dele, é o jeito. Das 40 redes que tinha, consegui aproveitar umas 10. Meu irmão e outro amigo mergulharam e conseguiram tirar do fundo do mar — contou.

Quequéu vive da pesca desde os 12 anos, e teve prejuízo de mais de R$ 25 mil. Foto: Betina Humeres/Agência RBS

Na atividade desde os 12 anos, Quequéu participou angustiado dos trabalhos para conseguir desafundar o Simão II, barco que leva o nome do avô. Na noite do vento forte, ele e outros pescadores não puderam fazer nada a não ser assistir as ondas de mais de cinco metros virarem os barcos que afundaram. A maior parte do grupo passou a noite em claro, o os trabalhos começaram cedo no dia seguinte. 
Maiko Teixeira, 35, também perdeu a embarcação no dia 11, porém só foi possível fazer o resgate dias depois, com mar mais calmo, pois o barco do pescador era de porte maior. 

Bingo para ajudar 

Para ajudar na reconstrução, a comunidade do Pântano do Sul vai realizar um bingo no dia 5 de junho, no Salão Paroquial da Igreja, a partir das 14h. Os pescadores convidam todos para participar ou colaborar doando brindes. 

Contato: Jucélia 3207 2126/ 9668 6681

(Do HORA DE SANTA CATARINA - www.clicrbs.com.br)

Nenhum comentário: