sexta-feira, 27 de março de 2015

PARECE, MAS NÃO É...

Foto Proteste / Divulgação
Bistek e Costa Sul Pescados comercializam outras espécies de peixe como se fossem bacalhau
Duas marcas são reprovadas no teste DNA do Peixe, organizado pelo Procon, em Florianópolis

Estudo do Procon da Capital, em parceria com outras duas entidades, mostrou que dos 30 produtos que se denominavam bacalhau, dois não correspondiam ao tipo vendido

Gabriele Duarte

As marcas Costa Sul Pescados e Bistek estão vendendo espécies de peixe como se fossem bacalhau, segundo o DNA do Peixe. O teste foi realizado pelo Procon de Florianópolis em parceria com o Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis e a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa do Cidadão. 
A análise da sequência genética de 30 pescados que se denominavam bacalhau (ou "tipo bacalhau") comercializados na Capital no período que antecede a Páscoa, quando o consumo é maior, escancarou a propaganda enganosa nas duas empresas.
Os reprovados são os pescados comercializados como "Bacalhau Salgado Desfiado", da rede Bistek, e "Filé de peixe congelado - bacalhau", da marca Costa Sul. Os testes de DNA feitos em laboratório mostram que o primeiro, cujo rótulo traz o nome científico "Gadus morhua - autêntico bacalhau" pertence, na verdade, à espécie Molva molva (Ling), que é parecida, mas não é bacalhau. 

Já o segundo, que sequer cumpria a exigência de indicar o nome científico do pescado na embalagem, pertence à espécie Pollachius virens (Saithe). As duas tipagens e aBrosmius bromse (Zarbo) podem ser aceitas como "tipo bacalhau", mas precisam estarespecificadas na embalagem. 
Os órgãos responsáveis estão encaminhando laudos e notificando os estabelecimentos, que têm 10 dias para apresentar a defesa. As multas variam entre R$ 400 e R$ 6 milhões. 

Trata-se de infração à legislação sanitária e ao Código de Defesa do Consumidor, conforme explica o diretor do Procon na Capital, Gabriel Meurer:
— No momento da compra, o consumidor é iludido de que está adquirindo um peixe de maior qualidade e valor comercial, mas na realidade está comprando um pescado que não poderia sequer ser chamado de bacalhau — pontua.

A defesa das empresas

Em nota, a Costa Sul Pescados repudiou o resultado do teste e disse que irá tomar todas as medidas necessárias para esclarecimento:
"Todos os produtos passam por rigorosos testes de qualidade e identidade, cumprindo rigorosamente com a legislação. Em nenhum momento lhe foi conferido o crivo do contraditório, restando, portanto, sonegado seu direito de insurgir-se com relação eventual coleta, exame e resultado, prejudicando, inclusive, uma manifestação esclarecedora", destacou a empresa, que tem sede em Navegantes, no litoral Norte do Estado. 
A marca Bistek foi procurada durante toda a quinta-feira, 26 e foi comunicada, mas não havia repassado nenhum posicionamento até o fim do dia.

Como identificar o verdadeiro bacalhau

Como existem cinco tipos de peixes salgados secos no Brasil — alguns, inclusive, vendidos como peixes "tipo bacalhau" — é importante saber identificar o verdadeiro bacalhau: Gados morhua (Cod) . Algumas espécies, como a Gadus macrocephalus, têm aspecto muito parecido. Veja algumas características do autêntico bacalhau:

Formato: largo e permite corte em lombos
Rabo: deve ser quase reto ou ligeiramente curvado para dentro e de colaração uniforme
Cor: palha
Pele: se solta com facilidade

(Do HORA DE SANTA CATARINA - www.clicrbs.com.br)

Nenhum comentário: