sábado, 1 de novembro de 2014

NOVA INTERDIÇÃO

Consumo está suspenso até novas análises 
Foto Petra Mafalda / Divulgação

Por presença de toxina, comercialização de ostra fica suspensa em praias de Governador Celso Ramos e Palhoça
Toxina Diarreica foi encontrada nesta sexta-feira nas praias de Ganchos de Fora, Ganchos do Meio, Calheiros e Praia do Cedro

Após 15 dias sem aparecer nas análises da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, a toxina diarreica (DSP) foi encontrada nesta sexta-feira nas localidades de Ganchos de Fora, Ganchos do Meio e Calhieros, no município de Governador Celso Ramos, e da Praia do Cedro em Palhoça. Portanto, a retirada, comercialização e consumo de ostras, vieiras, mexilhões e berbigões cultivados nestas áreas estão suspensas até a redução do índice da toxina. 

Segundo assessoria da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, a liberação das localidades interditadas acontecerá após dois exames laboratoriais consecutivos com laudos negativos quanto a presença da substância. A toxina foi encontrada pela primeira vez no Litoral de Santa Catarina em 22 de agosto deste ano e desde então a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) vêm monitorando e interditando as localidades contaminadas. 

Risco de Intoxicação

A toxina diarreica é produzida por algumas espécies de microalgas que vivem na água, chamadas de Dinophysis, e quando acumuladas por organismos filtradores, como ostras e mexilhões, podem causar um quadro de intoxicação nos consumidores. Uma das explicações para o fenômeno são as condições ambientais favoráveis para a proliferação dessas algas: maior incidência solar, pouca agitação marinha e baixa salinidade da água do mar.

Os exames são realizados pelo Laboratório Oficial de Análise de Resíduos e Contaminantes em Recursos Pesqueiros - LAQUA-Itajaí-IFSC, a partir de amostras colhidas pela Cidasc. Apesar da desinterdição do litoral catarinense, a Cidasc continuará coletando amostras para monitorar a presença da toxina diarreica na água e nos moluscos bivalves.

(Do HORA DE SANTA CATARINA - www.clicrbs.com.br)

Nenhum comentário: