quarta-feira, 8 de outubro de 2014

NÃO É...

BARCO ENCONTRADO EM FRENTE À COSTA DO HAITI NÃO É O 'SANTA MARIA' - FOTO: DIVULGAÇÃO


A embarcação encontrada em frente à costa do Haiti e apresentada como a "Santa Maria" por um explorador americano em maio de 2014 "não é a nau de Cristóvão Colombo", segundo a missão de especialistas realizada pela Unesco a pedido do governo haitiano.



"Temos agora uma prova irrefutável de que se trata de um navio de um período muito mais tardio", segundo o relatório dos especialistas, indicou nesta segunda-feira um comunicado da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

O relatório da missão, realizada em Cabo Haitiano, no norte do país, "se baseia em uma escavação submarina realizada de 9 a 14 de setembro por um especialista designado pelo Conselho Científico da Convenção da Unesco sobre a proteção do patrimônio subaquático, o espanhol Xavier Nieto Prieto", disse a Unesco.

Ex-diretor do museu nacional de arqueologia submarina da Espanha e especialista reconhecido em navios espanhóis, Nieto Prieto esteve acompanhado de Tatiana Villegas, do Escritório da Unesco no Haiti, de Kenrick Demesvar, do ministério haitiano da Cultura, e de Maksaen Denis, do Gabinete Nacional de Etnologia do Haiti, acrescentou o comunicado.



"Os elementos de fixação encontrados no local, perto do recife de Coque Vieille, correspondem a uma técnica de montagem que remonta ao fim do século XVII ou inclusive ao século XVIII, época na qual os elementos que constituíam a estrutura do barco se fixavam com pregos de cobre ou bronze. Anteriormente, os elementos de fixação utilizados na construção naval eram de ferro ou madeira. Portanto, o arco encontrado não pode ser o 'Santa Maria'", que afundou na véspera de Natal em 1492, explicou a Unesco, acrescentando que a localização da embarcação também não coincide com a do naufrágio do "Santa María".



O relatório de avaliação recomenda explorações suplementares para localizar o verdadeiro navio "Santa Maria" e que seja feito um inventário com outros naufrágios registrados na região. Em 14 de maio, o explorador submarino americano Bill Clifford disse ter identificado o "Santa Maria", uma das três caravelas da primeira viagem de Cristóvão Colombo ao Novo Mundo. Em 12 de junho, o governo haitiano pediu ajuda à Unesco e solicitou o envio de uma missão de especialistas, autora do relatório.

Fonte: http://g1.globo.com/

Nenhum comentário: