sábado, 25 de outubro de 2014

DESEQUILÍBRIO NO MAR


 Maior água viva do mundo se reproduz desenfreadamente e preocupa cientistas.

Como se já não bastassem os problemas ambientais gerados pela invasão dos peixes- leão , uma nova criatura também tem invadido as águas do México e do Ártico. Trata-se da água- viva- juba de leão. Além de extremamente bela, essa espécie pode chegar a medir 2 metros de diâmetro com tentáculos que alcançam 35 metros de comprimento.

Os encontros com as águas -vivas- juba de leão não devem ser muito agradáveis!! Elas tem centenas de tentáculos gigantes com células venenosas que capturam as presas, desde zooplânctons e ovinhos de peixe, a outras águas-vivas e até indivíduos de sua mesma espécie.


As toxinas presentes nos tentáculos das juba-de-leão são venenosas e mortais o suficiente para incapacitar as pequenas criaturas e provocar um bocado de dor em humanos desavisados que cruzem seu caminho. Uma vez capturada a presa, os enormes tentáculos a leva até a boca, um orifício que também funciona como ânus.

As águas vivas- juba de leão não têm olhos, e são equipadas apenas com estruturas rudimentares capazes de detectar a luz. Além disso, as juba-de-leão em vez de possuírem cérebro, contam com uma estrutura nervosa que essencialmente controla todos seus processos vitais.

Essas águas vivas cegas e “desmioladas” não possuem sua reprodução abalada pelo aquecimento global e tem aumentado muito mais do que outros animais marinhos que sofrem com a ação humana. Os machos da espécie juba de leão liberam um filamento composto por espermatozóides que são capturados pela “boca-ânus” das fêmeas. Então ocorre a fertilização e, depois, larvinhas são liberadas e vão vagando sozinhas até chegarem ao fundo do mar e lá reproduzem centenas e centenas de águas-vivas da sua espécie.

Segundo cientistas da CSIRO — organização governamental para pesquisas científicas na Austrália — embora a poluição, a pesca desenfreada, o aquecimento global e o resultante desequilíbrio ambiental sejam uma praga para muitas espécies marinhas, tudo isso é uma verdadeira bênção para as águas-vivas Juba de leão.

Os pesquisadores explicaram que ainda não existem muitos dados sobre a explosão na população de águas-vivas. Contudo, eles já conhecem algumas consequências: além de mais acidentes com banhistas, mais usinas nucleares podem ser atacadas e obstruídas e algumas espécies de peixes poderão desaparecer depois que as juba-de-leão devorarem todos seus ovinhos.

Assim como os peixes-leão, as águas-vivas-juba de leão também podem contribuir com o desequilíbrio ambiental marinho.

( Do Mar Sem Fim - http://marsemfim.com.br/)

Nenhum comentário: