terça-feira, 22 de julho de 2014

O FERNÃO DE MAGALHÃES!

A ARMADA DE 1519 DE FERNÃO DE MAGALHÃES - FOTO: DIVULGAÇÃO

Segundo o livro “Naus no Brasil Colônia”, a armada espanhola, sob o comando do português Fernão de Magalhães, fez a primeira viagem ao redor do globo, pois viajando para o oeste conseguiu chegar aos países orientais.
A armada saiu da Espanha e tocou o litoral brasileiro, especialmente o Rio de Janeiro e Angra dos Reis, seguindo posteriormente para o Sul do continente americano, onde descobriu a passagem do Oceano Atlântico para o Oceano Pacífico, a qual tem o seu nome.

ILUSTRAÇÃO NAUS TRINIDAD - FOTO: DIVULGAÇÃO

Apenas em novembro de 1520 a esquadra atravessaria o Estreito, penetrando nas águas do Mar do Sul, assim batizado anteriormente por Vasco Nuñez Balboa, e denominou o Oceano em que entravam como "Pacífico", por contraste às dificuldades encontradas na travessia do Estreito.

A armada era composta pelas naves Vitória, Trinidad, Concepción, San Antonio e Santiago. Após a difícil travessia, o bloco chegou às atuais Ilhas Filipinas, onde Magalhães foi assassinado pelos nativos hostis. A viagem foi completada por Sebastião Elcano na nau Vitória, em 1522.

A ARMADA DE 1519 DE FERNÃO DE MAGALHÃES - FOTO: DIVULGAÇÃO

(Do http://portogente.com.br/)

Nenhum comentário: