sexta-feira, 11 de julho de 2014

EM IMBITUBA



Mais duas baleias francas foram avistadas ontem, desta vez em Imbituba. As ilustres visitantes, que chegam a partir de julho ao Litoral do Sul catarinense, foram vistas na praia de Ibiraquera e próximo da praia do Porto.

Este ano, até agora as baleias francas só foram vistas ontem e na quarta-feira da semana passada, em Laguna, quando uma baleia e seu filhote foram avistados em Laguna, na praia do Iró, entre o Mar Grosso e o Gi.

A temporada de avistagem começa em julho e segue até novembro. De acordo com a bióloga do Projeto Baleia Franca, Karina Kroch, é normal que as avistagens no começo deste mês sejam raras. “A temporada está começando e é mais no final de julho que elas vão aparecer com mais frequência”, destaca. Segundo ela, as baleias vistas ontem estavam longe da costa.

Essa é a época em que as baleias francas procuram as águas calmas e mais quentes do Litoral catarinense para acasalar e amamentar seus filhotes. Os mamíferos que acasalaram no ano passado retornam para procriar. Enquanto permanecem na região, as baleias adultas não se alimentam.

Tomando como base o monitoramento que vem sendo realizado nos últimos dez anos, a bióloga aponta que mais de cem baleias devem chegar ao Litoral Sul nesta temporada. Desde 1987, são 670 baleias catalogadas pelo Instituto. A baleia franca ainda se encontra na lista nacional de animais que correm risco de extinção, conforme a última reavaliação feita pelo Ministério do Meio Ambiente. Entretanto, Karina salienta que a população vem crescendo nos últimos anos. 

Nenhum comentário: