sexta-feira, 27 de junho de 2014

CRIME NA PESCA


Pescadores têm rede queimada nos Ingleses
Polícia Civil vai investigar se o incêndio foi criminoso

por Gabriela Wolff 

A temporada de pesca da tainha — que já não estava boa — terminou ainda mais cedo para um grupo de pescadores artesanais da praia dos Ingleses, em Florianópolis. Quando chegaram para trabalhar, no início da manhã desta quinta-feira, foram surpreendidos pela rede em chamas dentro do barco "Vai com Deus II". Feita de plástico, grande parte da rede derreteu, e não há mais tempo nem dinheiro para adquirir uma nova. Parte da estrutura do barco também queimou. Somando tudo, houve um prejuízo estimado em cerca de R$ 40 mil, afirma o capitão Manoel dos Santos.

O pescador Francisco Grapi, 64 anos, conta que chegava na praia por volta das 5 horas quando viu de longe as chamas. Saiu correndo e acordou mais dois colegas que dormiam no rancho, e com baldes e água do mar os homens conseguiram conter o fogo, porém o estrago na rede foi inevitável: 

— Levamos uns 15 minutos para darmos conta de tudo, se tivesse demorado mais acho que tinha queimado toda a canoa também — disse Francisco. 

A canoa de um pau só, modelo que já não é mais produzido, tem mais de 80 anos e pertence à família de dona Laureci Alves do Santos há muitas gerações. O marido era pescador, mas hoje está doente, por isso a senhora fez um acordo com Manoel para ele cuidar do barco e dividem os lucros, que em 2014 não vieram. 

É com aflição e tristeza que Manoel acompanhava da areia outros colegas pescadores cercando um cardume na tarde de quinta. Pelo acordo feito entre os ranchos e a posição das tainhas, o "Vai com Deus II" teria preferência, mas sem rede e com avarias, fica impossível entrar no mar. Só restou a Manoel ficar assistindo o pequeno lanço, de apenas 72 tainhas, que seria dividido entre o dono do barco e os homens que ajudaram a puxar a rede: 

— Só resta ficar olhando. Alguns foram ajudar a puxar a rede, mas como veio pouco só recebem peixe pelo serviço. A dona do barco vai tentar trazer outra rede, vamos esperar — disse Manoel.

Pescadores acreditam em incêndio criminoso

Pescador desde os 14 anos, Manoel destaca que este não é o primeiro caso de incêndio em redes nos Ingleses. Ele acredita que a ação seja criminosa, pois eles e os colegas viram marcas na areia do pneu de uma bicicleta e pegadas próximas ao barco. Dona Laureci já registrou boletim de ocorrência na Polícia:
— Espero que descubram quem fez isso, pois é o nosso único sustento. Todo mundo trabalha com pesca na família, e este ano já esta muito ruim — lamentou. 

A investigação está a cargo do delegado Alexandre Carvalho, da 8ª Delegacia de Polícia dos Ingleses. Ele explica que peritos já estiveram no local e agora segue o trabalho de investigação, com o pedido das imagens de segurança de prédios próximos.


(Do HORA DE SANTA CATARINA - www.clicrbs.com.br)

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso vai começar acontecer com frequencia no estado de santa catarina pois os pescadores artesanais de arrastão de praia te que fazer sua própria fiscalização de surfistas, tarrafeiros, redes de malha, etc... onde arrumam confusão e suas canoas ficam desprotegidas na beira do mar... esse é o ministério da pesca que temos e tbem a policia ambiental...