sábado, 31 de maio de 2014

MAR DE BALEIAS

Avistagem de baleias poderá recomeçar 


por Tatiana Dornelles

geral@diariodosul.com.br

A atividade de avistamento de baleias francas por embarcação deve voltar em até 60 dias, porém, com algumas restrições. A decisão foi tomada na tarde de sexta-feira, em audiência conciliatória. A atividade estava suspensa desde maio do ano passado.
Durante audiência no Ministério Público Federal, em Laguna, foi decidido que a atividade embarcada será monitorada durante duas temporadas na região de Imbituba e Garopaba. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), inclusive, irá apresentar a proposta. Através disso, a atividade deve ocorrer com a presença de biólogos das entidades envolvidas, cientistas e a Capitania dos Portos, bem como os turistas.

“Através desses passeios monitorados para avistar baleias francas por embarcação, será analisado se há ou não riscos para a espécie. Foi uma porta que se abriu novamente e espero que possamos voltar a promover a atividade, que atrai turistas de vários lugares”, afirma o presidente do Instituto Baleia Franca e Vida Sol e Mar Turismo, Enrique Litman.

De acordo com o secretário de Turismo de Imbituba, Adilson Silvestre, a atividade será monitorada por duas temporadas. “A atividade deve voltar em até 60 dias, com a apresentação da proposta, e seguirá todo o protocolo. A autora da ação (Sea Shepherd Brasil) não acatou e pediu para ir a julgamento. Entretanto, a avistagem de baleias por embarcação voltará sob essas condições”, explica o secretário.

Participaram do encontro de conciliação representantes dos poderes públicos municipais de Imbituba e Garopaba, do ICMBio, Marinha do Brasil, Polícia Ambiental, Sea Sheperd, além do procurador do Estado de Santa Catarina, Cláudio Zoch de Moura, empresários e advogados. A Sea Sheperd, autora da denúncia que levou à investigação do MPF, foi a única instituição contra o acordo e pediu o julgamento do processo.

A atividade foi suspensa ano passado. Na época, a disputa começou com a denúncia do Instituto Sea Shepherd Brasil alegando falta de estudos sobre o tema e de fiscalização das embarcações por parte do ICM Bio – responsável pela fiscalização da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca. A temporada de baleia franca inicia em junho e segue até setembro. 

(Do www.diariodosul.com.br)

Nenhum comentário: