quinta-feira, 13 de março de 2014

PESCA EM SANTA CATARINA


Produção registrada entre 2010 e 2013 mantém Santa Catarina na liderança da indústria pesqueira
Itajaí, Navegantes e Porto Belo formam principal polo produtor e de beneficiamento de pescados do Brasil

Edson Rosa
FLORIANÓPOLIS
Os dados de 2013 ainda não estão fechados, mas pela tendência dos três últimos anos tão cedo Santa Catarina não perderá o posto de maior estado produtor de pescados marinhos e maior parque pesqueiro industrial do Brasil. Esse é o principal resultado do boletim estatístico lançado oficialmente nesta quarta-feira, às 16h, na sede do Sindipi (Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região), em Itajaí.


Foto Eduardo Valente/ND

Pesquisa aponta captura e beneficiamento de 150 toneladas por ano

Em Santa Catarina, pelo menos 150 mil toneladas são retiradas do mar todos os anos. O setor industrial fica com a maior parte do bolo, 136 mil toneladas, enquanto a pesca artesanal capturou pouco mais de 14 mil toneladas. Para atualizar os dados oficiais sobre a produção pesqueira no Estado, foram repassados ao Sindipi R$ 400 mil, dinheiro usado na contratação de pesquisa para estatística do setor, explica o gerente da Secretaria da Agricultura e da Pesca, José Marcatti.

“Estes dados são importantes para manter o Estado líder do setor e facilitar acessos aos programas do Governo Federal”, destacou o secretário João Rodrigues. O sindicato tem 300 associados (entre armadores e indústrias) que, juntos, geram cerca de 30 mil empregos diretos e 70 mil indiretos. Itajaí e Navegantes, segundo o presidente Giovani Monteiro, abrigam as maiores indústrias de processamento de pescados e representam o maior centro pesqueiro do Brasil, em produção e beneficiamento.

A estatística foi elaborada com pesquisas nos principais portos pesqueiros do Estado por meio de fichas de produção, entrevistas de cais e de observadores de bordo alocados nas embarcações pesqueiras. Os dados serão apresentados em boletins com o desempenho do setor industrial entre 2010 e 2012, produzidos em parceria entre as secretarias da Agricultura e da Pesca e de Desenvolvimento Regional de Itajaí, Sindipi e Univali (Universidade do Vale do Itajaí).

Itajaí concentra maior produção

Itajaí, Navegantes e Porto Belo, no Litoral Norte, são responsáveis por cerca de 20% da produção nacional de pescados. Lá, estão concentradas as operações de descarga de mais de 600 embarcações de porte industrial. Essa região contribui com 90,95% dos empregos no setor pesqueiro em Santa Catarina, com 3.016 trabalhadores e grande número de empresas ligadas à pesca.

O arranjo produtivo do setor pesqueiro do litoral centro-norte catarinense constitui-se basicamente por três segmentos de atividades: a captura, o beneficiamento do pescado e a construção naval e reparos de embarcações. Agrega, também, fornecedores de redes, combustíveis, gelo, insumos, além da indústria alimentícia, a partir do processamento do pescado.

Especialistas avaliam consolidação do setor

Os dados das últimas safras em Santa Catarina serão avaliados amanhã (quinta), em Brasília, durante o Seminário Nacional Pescado Brasileiro – Um Grande Negócio, quando serão divulgadas perspectivas para consolidar o setor no mercado nacional. O evento acontece no auditório JK do Royal Tulip Brasília Hotel.

Pesca e aquicultura são segmentos da economia que mais crescem na representatividade do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil – a exemplo de países como Chile, Noruega, Portugal, China e Índia. 

Estatística em Santa Catarina

Industrial:136 mil toneladas

Artesanal:14 mil toneladas,

Total:150 mil toneladas

Período: 2010, 2011 e 2012

Itajaí, Navegantes e Porto Belo: 20% da safra

Frota industrial: 600 embarcações

Empregos diretos: 3.016 (90,95% da mão de obra no Estado)

Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca

Nenhum comentário: