sábado, 14 de dezembro de 2013

MAR SUJO

Foto Fernando Alexandre
Pântano do Sul e Ribeirão da Ilha voltam a aparecer na lista negra da poluição
Sobe de 43 para 74 o número de pontos impróprios para banho no litoral de SC em relação a 2012
De acordo com a Fatma, aumento se deve à ressaca que atingiu o Estado em novembro

Santa Catarina começa o a temporada de verão com ressalvas em mais de um terço das praias e balneários de seu litoral: de acordo com o relatório divulgado nesta sexta-feira, dos 200 pontos monitorados pela Fundação de Meio Ambiente (Fatma), 74 são atualmente considerados impróprios para banho. 

O número significa um aumento de 72% em relação ao ano passado, quando a temporada iniciou com restrições em 43 locais. Este é o primeiro balanço completo da Fatma para a temporada 2013/2014, que a partir de agora passa a ter relatórios semanais de acompanhamento.

O crescimento no número de locais onde a água não é recomenda aos banhistas se deve principalmente à ressaca que atingiu o Estado em novembro deste ano, provocando estragos no Litoral Norte e região do Vale do Itajaí. As amostras de água foram recolhidas entre quarta e sexta-feira desta semana. 

Em Penha, por exemplo, sete dos 11 pontos monitorados estão em situação imprória, enquanto no ano passado eram apenas três. O município de São Francisco do Sul, que começou o verão de 2012 com todas as áreas aprovadas para banhistas, agora tem restrição em seis das oito regiões monitoradas.

Em Florianópolis o número também subiu, passando de 17 para 24 em um ano, dentre os 66 locais mapeados. Entre as áreas que pioraram na avaliação da Fatma estão a praia de Caiangaçu (Estrada Geral do Ribeirão), Praia das palmeiras e de Itaguaçu na região continental, Ponta das canas (de um para dois pontos impróprios), Pântano do sul, Ribeirão da Ilha, Ingleses e alguns pontos da Lagoa da Conceição, 

Já a praia de Canasvieiras, no Norte da Ilha, que na última temporada tinha um ponto impróprio, agora foi aprovada em todos. O mesmo aconteceu com a Tapera, no Sul.

(Do DC - www.clicrbs.com.br)

Nenhum comentário: