quinta-feira, 18 de julho de 2013


Pescadores são flagrados com cerca de 500 quilos de peixe na Reserva do Arvoredo, em Florianópolis
A operação da Delegacia Marítima e ICMBio foi realizada durante a madrugada

por  Cristina Pierini

FLORIANÓPOLIS

Cinco pescadores foram flagrados durante a madrugada desta quarta-feira pescando na Reserva do Arvoredo, em Florianópolis. A operação foi realizada pela Depom (Delegacia Marítima) em parceria com fiscais do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). A pesca em reserva ecológica acarreta dano ambiental e a pena é de um a três anos de reclusão.


Foto Daniel Queiroz/ND

A estimativa é de que 500 quilos de pescado tenham sido apreendidos, porém, a pesagem oficial ainda não foi realizada. Os peixes devem ser encaminhados para o programa Mesa Brasil, do SESC.

Os pescadores foram detidos e devem prestar depoimento ainda nesta quarta-feira. A embarcação que possui registro na cidade de Itajaí, as redes e o pescado serão encaminhados para a delegacia marítima, no Centro da Capital.

Segundo o chefe da delegacia, Reinaldo Duarte, a pesca em locais ilegais é bastante comum em Santa Catarina. “Recebemos muitas denúncias deste tipo de prática, o difícil é conseguir pegar estes pescadores em flagrante, pois eles deixam a embarcação fora da área de reserva e apenas retiram as redes durante a madrugada. Apenas nesta madrugada identificamos cerca de 12 embarcações nas proximidades da reserva”, disse.

Duarte informou que durante abordagem, os pescadores teriam cortado as redes e soltado no mar. “Identificamos e filmamos a ação dos pescadores que cortavam as redes e soltaram no mar, o que agrava ainda mais o problema, pois isto faz com que o dano seja permanente para a reserva”, apontou.

Nenhum comentário: