sexta-feira, 19 de julho de 2013

ALERTA NO MAR!

Foto Fernando Alexandre
Defesa Civil alerta para o perigo de navegação no Litoral de SC

Aviso sobre o risco de temporal e granizo é mantido nesta sexta-feira

Depois de emitir um alerta sobre o risco de temporal e queda de granizo em Santa Catarina, a Defesa Civil emite aviso sobre o risco de navegação no Litoral do Estado, devido ao mar agitado. De acordo com o gerente de monitoramento e alerta da Defesa Civil Estadual, Frederico Rudorff, o alerta de temporais é mantido para esta sexta-feira. Pela manhã houve registro de queda de granizo em Rio do Sul, no Vale do Itajaí.

— Esses temporais, que podem ocorrer no Centro e Norte de SC, são devido a presença de um sistema de baixa pressão entre o Paraná e Santa Catarina, e do chamado "Jato Subtropical", que são ventos fortes em altos níveis da atmosfera — explica Rudorff.

A partir do sábado o tempo permanece chuvoso, mas segundo o gerente da Defesa Civil, sem o alerta para risco de temporais em SC. 

Recomendações da Defesa Civil 

> Tempestades com descargas elétricas, vento e/ou granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos;

> Geada ampla e geada negra: agricultores deverão tomar medidas preventivas;

> Onda de frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como moradores de rua, idosos e crianças;

> Gelo na pista: cuidado ao trafegar na Serra do Rio do Rastro e Corvo Branco entre domingo e segunda;

> Como acionar a Defesa Civil: qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 4009-9816.

(Do DIÁRIO CATARINENSE - www.clicrbs.com.br)

Nenhum comentário: