quarta-feira, 15 de maio de 2013

COMEÇOU A PESCA DA TAINHA 2013

Foto Fernando Alexandre
Pântano do Sul, 8 horas da manhã
ÚÚÚÚÚÚ!!!!!!

Com o céu nublado, temperatura amena em torno dos 20 graus, lua nova e ventos fracos soprando do quadrante Oeste, começou hoje, oficialmente, dia 15 de maio, a pesca da tainha no litoral de Santa Catarina - safra 2013.

No Pântano do Sul, "Osmarina", "Terezinha", Mariposa" e "Espírito Santo", as 4 canoas bordadas da pesca já estão "aprontadas". Em torno delas, a camaradagem já está reunida desde cedo, olhos fixos no mar e no alto das dunas, onde os vigias já tomaram o café "aparado" e procuram no mar calmo desta manhã as primeiras tainhas desta safra.
Na praia, os dois cercos  - redes fixas -  do Ademir e do Barrinha já estão sendo retirados para não atrapalhar a pesca.
Em todo o litoral catarinense, são 215 os pontos licenciados para arrasto de praia e canoas a remo, num ritual da pesca que se repete há centenas de anos: registros de 1587 falam da pesca da tainha já realizada comunitariamente pelos índios "cariós" em "Meimbipe", a ilha de Santa Catarina.
Em Santa Catarina, calcula-se que mais de 20 mil pessoas estão envolvidas diretamente na pesca do peixe, que é a grande atração do outono-inverno.
No Pântano do Sul, 200 pescadores de tainhas fazem parte das listas oficiais das 4 canoas pesqueiras. Mas a pesca envolve praticamente toda a comunidade, que ajuda a puxar as redes e divide o peixe se o "lanço" foi bom.
A pesca da tainha é uma das últimas atividades coletivas realizada pelas "tribos" sobreviventes dentro desta "globalização individualizada". É na pesca da tainha que os amigos - a "camaradagem" - compartilham  e curtem o trabalho e seu fruto em torno de uma mesma rede.

Em seu quinto ano de convivência diária e ininterrupta com o mar e a camaradagem de todas as pescas, o "Tainhanarede" torce - com o pé fincado na areia - para que a safra deste ano seja das melhores para todos.

E que venham as tainhas!

ÚÚÚÚÚÚ!!!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

"Em seu quinto ano de convivência diária e ininterrupta com o mar e a camaradagem de todas as pescas, o "Tainhanarede" torce - com o pé fincado na areia - para que a safra deste ano seja das melhores para todos."

Úúúú!!!
E nós, leitores e comedores de tainhas, torcemos juntos.

Parabéns pelo trabalho de vcs.

magrão.