quinta-feira, 25 de abril de 2013

TAINHAS: SAFRA ANTECIPADA?

Foto Ronaldo Amboni
Os pescadores artesanais de Laguna já comemoram a chegada precoce da tainha. Ainda são poucas, mas a partir do próximo dia 1º, quando a captura do peixe está liberada, os cardumes devem ser bem maiores. A expectativa é gerada pela boa safra que já ocorre na Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul. "No ano passado, não tivemos a melhor temporada. Tanto que muitos pescadores deixaram a rede de lado para investir em outras profissões", lamenta o presidente do Sindicato dos Pescadores de Laguna e Região (Sindipesca), Gilberto Fernandes.
Apesar do receio deste ano ser igual ao de 2012, Gilberto reverte o medo em esperança. "Nos últimos anos, o clima não ajudou. Neste, acredito que vai ser diferente. Já começa a fazer frio, então, acho que vamos conseguir sair no lucro", prevê o sindicalista. A tainha não é uma espécie das mais exigentes. Precisa só da combinação ideal 'vento sul+baixas temperaturas' para os cardumes brotarem da água como se fosse sementes na terra em dias de primavera.
 E toda esta expectativa positiva também é decorrente de outro termômetro utilizado pelos pescadores, em especial os mais experientes. No Canal da Barra, um dos maiores espetáculos gratuitos do planeta, a pesca artesanal com o auxílio dos botos, já começou. Hábeis nadadores, os melhores amigos dos profissionais de Laguna já fazem a sua parte para garantir o sustento deles próprios e dos companheiros de invernada. 

Safra antecipada

Este ano, é articulado junto ao IBAMA e ao Ministério da Pesca e Aquicultura para que todos os pescadores artesanais possam iniciar a temporada no próximo dia 1º. Conforme as regras em vigor, apenas os que possuem canoa a remo estarão autorizados a pescar a partir desta data. Os profissionais com embarcação pequena, mas a motor, só podem lançar suas redes no dia 15 de maio. "A unificação das datas fica mais justo. Afinal, são todos pescadores artesanais. Estive em Brasília e existe uma sinalização positiva quanto a este pedido", afirma o presidente do Sindicato dos Pescadores de Laguna e Região (Sindipesca), Gilberto Fernandes. Para todos, a temporada termina em 15 de novembro. Os barcos industriais mais uma vez só poderão atuar a cinco milhas da costa e somente depois do dia 15 de maio. Além da fiscalização do sindicato, a Polícia Militar Ambiental e a Marinha do Brasil estarão com efetivo atento para fazer valer a lei, a exemplo dos anos anteriores.

(Do Jornal A Verdade)

Nenhum comentário: