domingo, 4 de setembro de 2016

NA ONDA...


ARDUINO COLASANTI,  provavelmente no primeiro comercial brasileiro feito por um surfista! Era um comercial do lançamento do TERGALL , aquele tecido que não amassa e não perde o vinco!

Arduino Colasanti - Um dos pioneiros do surf no Brasil. Em 1957 e 1958, junto com seus amigos Irencyr Beltrão e Múcio Palma, e utilizando rústicas pranchas de madeira, eles se divrtiam pegando ondas no Arpoador, Rio de Janeiro. Nesta mesma época venceu uma das primeiras competições realizadas no país, no próprio Arpoador, recebendo como prêmio uma churrascada oferecida na própria praia aos participantes. Foi um dos primeiros construtores de pranchas do país. Além de surfar, Arduino foi campeão brasileiro e sul-americano de caça submarina. É o que se pode chamar de um verdadeiro "waterman".Também ator, é considerado o "galã" do cinema novo, tendo participado de 38 filmes longa-metragem, entre eles "Mãos Vazias", "Brasil Ano 2000", "Fome de Amor", "Como era Gostoso o meu Francês" e "A Ostra e o Vento", entre outros. Arduino nasceu na Itália, em 1937 e aos 11 anos veio morar no Brasil. Atualmente mora em Niteroi, na praia de Jurujuba, onde é instrutor de mergulho e guia turístico.

(Verbete do "Dicionário do Surf - A Língua das Ondas", de Fernando Alexandre/ ilustrações de Andrea Ramos / Cobra coralina Edições )

Nenhum comentário: