quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

LER PARA CRER!

Foto Divulgação
 Bibliopraia leva mais de 3 mil veranistas às bibliotecas
Nas primeiras semanas de atividades, o projeto Bibliopraia já registrou bons números.  Iniciativa do Governo do Paraná, o projeto disponibiliza 5 bibliotecas móveis nas praias paranaenses.  Mais de mil visitantes passaram em cada uma das três bibliotecas que já estão em atividade, sendo que os espaços acumularam mais de 2.000 empréstimos realizados. Índices facilitados pelo modo prático com que os leitores emprestam os livros. De maneira simples, o veranista empresta um exemplar fornecendo apenas o nome completo e um contato telefônico. O leitor pode emprestar um título por vez, ficando com ele durante três dias, com opção de renovação.   Cada biblioteca conta com 1.200 títulos e o acervo é composto por livros de literatura nacional e estrangeira, além de títulos infantojuvenis.  Algumas obras são parte da nova aquisição da Biblioteca Pública do Paraná que, no final de 2012, adquiriu 10 mil novos livros.

Além da alta circulação de pessoas e do bom índice de empréstimo, outras atividades têm movimentado os módulos. No último domingo, nas areias de Ipanema, um grupo de contação de histórias atraiu mais de 100 espectadores, entre adultos e crianças.  Além das contação de histórias, um grupo de teatro de bonecos também faz apresentações regulares na praia de Ipanema, sempre aos domingos.

Grande parte desse movimento se deve à procura por parte do público infantil. Algumas crianças já chegaram a acumular 8 livros lidos. Diário de um banana, de Jeff Kinney, é o título mais concorrido. Caroline Michely, estudante da UFPR do litoral, é atendente do módulo de Guaratuba e conta que as crianças dificilmente resistem aos livros vistosos e ilustrados. “Muitas crianças têm procurado novas leituras. E nem sempre são os pais que incentivam, muitas vezes elas passam, veem aqueles livros ilustrados, e arrastam os pais pelas mãos até a biblioteca”, conta a atendente, que destaca a qualidade e o bom estado dos livros disponíveis.

Reforçando essa onda infantil, a jovem leitora Eduarda Ribeiro,  de 8 anos, é uma das mais empolgadas com os livros disponíveis. “Estou adorando ter uma biblioteca aqui na praia. Com os livros, posso me distrair à noite, quando não tem sol”, diz.  Moradora de Almirante Tamandaré, em férias em Guaratuba, já retirou 6 livros. Os preferidos do verão foram Festa de Aniversário, da escritora Meredith Badger, e Em cima e embaixo,  de Janet  Stevens. Leitora nas quatro estações, Eduarda costuma frequentar a biblioteca da escola onde estuda, e lá adquiriu gosto pela leitura.

Já o analista de sistemas Carlos Tanabe, 51, acompanhou o filho Thomas, que procurava uma nova leitura para a semana. Enquanto via seu filho folhear um exemplar da edição infantil de Os sinos, do poeta pernambucano Manuel Bandeira, Carlos contou que o filho gosta de histórias leves e palatáveis, com figuras e ilustrações. O gosto pela literatura foi passado de pai pra filho.

Os mais procurados

Marta Sienna, , que é chefe da Divisão de Extensão da BPP e responsável pelos módulos do litoral, conta que a procura de livros reproduz a preferência de mercado. Best-sellers e autores consagrados são os mais disputados. A badalada saga Cinquenta tons de cinza, Cinquenta tons mais escuros e Cinquenta tons de liberdade, da escritora britânica E. L. James, são exemplares que não param nas estantes litorâneas.

Gênero tão popular quanto os best-sellers, a literatura de fantasia também tem feito sucesso e movimentado as bibliotecas. A advogada curitibana Andressa Kunze emprestou A batalha do apocalipse, de Eduardo Spohr. Leitora assídua, Andressa aprovou a ideia de ter uma biblioteca na praia. “Além dos livros que leio por causa da profissão, costumo ler quatro livros por mês. Já tenho o hábito da leitura durante o ano e, uma biblioteca na praia, facilitou ainda mais o acesso”, comenta.

Além da curitibana Andressa, veranistas de todo o Estado têm prestigiado a iniciativa. Desde o dia 20 de dezembro, quando a primeira Bibliopraia foi instalada em Caiobá, na Praia Brava, leitores de Londrina, Campo Mourão, Guarapuava, Maringá e Cascavel circulam com frequência entre os módulos. A partir do dia 15 de janeiro, mais dois espaços iniciam suas atividades: um na Praia Mansa, em Caiobá, e outro em Paranaguá, na Ilha de Valadares.

Marta Sienna acredita que a iniciativa permite um novo tipo de entretenimento para o veranista. “Já é tradição ter ginástica, música e atividades de dança, mas raramente tem um projeto que promova a leitura. Então, de certo modo, conseguimos suprir essa carência”, diz.

Nenhum comentário: