sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

CASO DE POLÍCIA


Foto:Rafaela Martins / Agencia RBS

Contaminação do Rio Perequê vira caso de polícia em Itapema
Delegado aguarda recebimento de laudo da Fatma para instaurar inquérito


por Dagmara Spautz
dagmara.spautz@osoldiario.com.br
A poluição do Rio Perequê, entre Itapema e Porto Belo, virou caso de polícia. A Delegacia de Repressão a Crimes Ambientais da Polícia Federal, em Florianópolis, aguarda o laudo da Fatma que confirma a contaminação por esgoto para instaurar um inquérito e investigar responsabilidades. Nesta quinta-feira, o delegado Raimundo Lopes Barbosa adiantou que uma equipe já esteve no local e verificou irregularidades no tratamento de efluentes, que causaram a poluição do rio.

O grupo de policiais esteve na região no dia 10, visitando a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) mantida pela empresa Águas de Itapema no Bairro Morretes, e também os rios Perequê e da Fita, atingidos pela poluição. Um laudo pericial já foi produzido pela delegacia.

As próximas ações da Polícia Federal vão depender do recebimento do laudo da Fatma, que incluiu análises químicas da água em amostras retiradas dos rios e da própria estação de tratamento. Divulgado na quarta-feira, o documento concluiu que a poluição no Perequê foi, efetivamente, causada por esgoto despejado no rio sem o tratamento adequado.

Multa

Técnicos da Fatma trabalham agora na definição do valor de um auto de infração, que será aplicado à Águas de Itapema. O órgão ambiental não informou quando os dados serão encaminhados à PF.

A 1ª Promotoria do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) em Itapema também aguardava, ontem, o recebimento do laudo da Fatma. A análise vai balizar as ações que serão tomadas pela promotora Carla Mara Pinheiro Miranda. A assessoria de imprensa da Águas de Itapema informou que a empresa não vai se manifestar sobre o caso.

(Do O SOL DIÁRIO - www.osoldiario.clicrbs.com.br)

Nenhum comentário: