segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

OS FAROIS DO RIO


Foto Marcos Porto/Agência RBS
O charme dos faróis que orientam os navegantes no Rio Itajaí-Açu
Indispensáveis à navegação, a figura alta e esguia do farol chama a atenção de turistas

Pontos de luz em meio à escuridão do mar, os faróis são, para os navegadores, uma luminosa lembrança de terra firme. Em tempos de tecnologias avançadas, a figura alta e esguia do farol continua fazendo parte da vida de quem enfrenta os mares, como um porto seguro. Faróis são instrumentos indispensáveis à navegação especialmente em regiões onde a atividade é intensa, como Itajaí e Navegantes. Românticos e bucólicos, estão instalados nos molhes, brindados com o estourar das ondas a todo o instante.

Em Navegantes, os faróis são vermelhos. Em Itajaí, verdes, seguindo padrão internacional de sinalização marítima. Ambos recebem iluminação da mesma cor da pintura. Com o entardecer, as luzes se acendem automaticamente, ficando mais fortes na escuridão. Boias das mesmas cores indicam o local por onde as embarcações grandes devem entrar, como uma espécie de meio fio.

_ Isto evita acidentes porque as tripulações conseguem ver a luz do farol de muito longe. Aqui nunca houve um acidente _ explica o presidente da Colônia de Pescadores de Itajaí e pescador há quase 50 anos, Afonso Martins.

Centenário

Além dos molhes, Itajaí também conta com um farol centenário, localizado no Morro de Cabeçudas. Conforme informação do arquivo histórico municipal, o farol foi inaugurado no dia 15 de novembro de 1902. Após parar de operar foi aberto à visitação pública, mas o acesso foi impedido pela Capitania dos Portos há 10 anos por conta dos constantes ataques de vândalos. Desde então, o farol permanece fechado.

(Do O SOL DIÁRIO - www.clicrbs.com.br)

Nenhum comentário: