sexta-feira, 9 de novembro de 2012

DE OLHO NO MAR


Foto  Maurício Vieira / Agencia RBS
Operação veraneio deve contar com 1,9 mil guarda-vidas civis e militares 

Voluntários já estão sendo treinados para começarem a atuar já no início de dezembro

Por Guilherme Lira

Os bombeiros de Santa Catarina estão treinando os candidatos que pretendem trabalhar como guarda-vidas na próxima temporada. Nas próximas semanas, a instituição vai intensificar a reativação dos postos no Litoral. A Operação Veraneio terá 1,9 mil guarda-vidas civis e militares, 26% a mais do que os 1,5 mil da temporada passada.

Só em Laguna, no Sul, 46 homens participam do treinamento — que deve ir até dezembro, quando começa a Operação Veraneio. Além destes civis, o município contará com oito militares que irão atuar nos nove postos distribuídos pela região. Desde o último fim de semana, voluntários que trabalharam em anos anteriores começaram a circular pelas praias.

Após as cinco semanas de treinamento, dividido em seis módulos, os candidatos passam por testes. Ao concluírem o módulo teórico, eles fazem a prova escrita e os testes de primeiros socorros. Concluída a parte prática, eles têm que nadar 500 metros em 11 minutos, correr 1,6 mil metros em sete e atravessar a arrebentação e uma piscina com um peso que simula uma vítima.

De acordo com os bombeiros, dificilmente um candidato não passa pelos testes. Primeiro, porque eles passam por algumas dessas provas no início do curso. Segundo, porque o trabalho que desenvolvem nos treinamentos exigem muito deles. Suficiente para vencerem os testes. Os que concluírem os treinamentos e passarem nos testes, passam a trabalhar. Eles ganham uma ajuda de custo para alimentação e transporte.

Na Capital, uma turma se formou 

O treinamento dos voluntários em Florianópolis é desenvolvido pelo Grupamento de Busca e Salvamento (GBS). Na quarta-feira, uma turma de 42 voluntários se formou. Ontem, mais duas turmas, com 35 alunos cada, começaram o curso. Eles devem começar a atuar nas praias da Capital no dia 15 de dezembro.

Desde 12 de outubro, porém, 12 praias da Ilha já estão sendo cuidadas por guarda-vidas que atuaram na região em anos anteriores. Segundo o GBS, 106 voluntários foram reavaliados e estão trabalhando. Em duas semanas, mais 50 também serão testados para voltar às praias.

Programa especial para as crianças

Para minimizar o número de ocorrências com crianças e proporcionar a elas uma atividade que educa e diverte, os bombeiros desenvolvem o Programa Golfinhos. Na Capital, crianças de oito a 12 anos podem participar. Elas ganham camisa e boné do programa e, em 10 encontros, têm orientações de segurança. Segundo o coordenador de projetos sociais na Capital, tenente Dárcio Nunes, a ideia é tornar a criança dependente dos pais.

— Não há atividades na água. A gente acredita que, se fizer isso, pode levar a criança a entender que pode entrar no mar. Isso é perigoso. A criança aprende as sinalizações e é orientada a ficar perto dos pais e a usar a pulseira de identificação, entregues pelos guarda-vidas.

— Nestes quase 10 anos, não só percebemos redução no número de casos, como vemos pais que aprendem com os fi lhos — contou o tenente.

A partir de 1º de dezembro, os pais podem inscrever os filhos nos postos guarda-vidas.

(Do DIÁRIO CATARINENSE - www.clicrbs.com.br)

Nenhum comentário: