sábado, 8 de setembro de 2012

MAR DE BALEIAS

Foto Paulo Flores / ICMBio/PBF-Brasil
 107 baleias avistadas  em setembro
Desse total, 51 eram filhotes e 66 animais foram vistos no litoral de Santa Catarina
A temporada de 2012 está sendo comemorada pelos pesquisadores Projeto Baleia Franca (PBF). Em julho, quando fizeram o primeiro sobrevoo, houve recorde de baleias avistadas: 103. Em setembro, conhecido por ser o período com mais avistagens, o número de animais ficou dentro da média: 107, sendo 51 filhotes. Desses, 66 animais foram vistos entre Itapirubá e Praia Vermelha, litoral de Santa Catarina

— O mês de julho realmente nos surpreendeu, foi muito acima da média. Para setembro está dentro das expectativas. Estamos muitos felizes com essa temporada, que é resultado de um trabalho de vários anos do Projeto Baleia Franca — diz Karina Groch, diretora de Pesquisa do PBF.

Neste segundo sobrevoo foi possível observar algumas baleias que foram registradas em julho, como é o caso do filhote de baleia-franca albino, que já ganhou peso e foi visto na praia de Ibiraquera. Os pesquisadores também avistaram a baleia batizada como Olívia, junto com o filhote nascido este ano.

Segundo os especialistas, uma outra boa surpresa foi ver a baleia que no início de agosto foi encontrada ferida no litoral norte. Batizada de Mariscal, agora ela está bem.

— Além da grande quantidade de filhotes, uma das maiores já registrada, o resultado demonstra a importância do monitoramento aéreo e a continuidade das nossas pesquisas sobre a dinâmica, ocorrência e distribuição das baleias no litoral catarinense — diz Paulo Flores, analista ambiental do Centro de Mamíferos Aquáticos/ICMBio.

A primeira parte do sobrevoo foi acompanhada por uma equipe do Jornal Nacional. A matéria está sendo produzida e mostrará a vinda desses animais em busca de águas mais quentes para procriar e ter os filhotes, além do trabalho dos pesquisadores em prol da conservação da espécie.
(Do DIÁRIO CATARINENSE e ICM/Bio)

Nenhum comentário: