quinta-feira, 2 de agosto de 2012

MORTE NO MAR

Foto Divulgação / Projeto Baleia Franca
Filhote de baleia-franca encalha e morre
em praia de Laguna, no Sul de SC

Animal deve ser enterrado no mesmo local em que foi encontrado por pescadores

 O primeiro encalhe de baleia-franca desta temporada foi registrado na Praia do Gi, em Laguna. O filhote de aproximadamente dois meses de idade mede cercade 4,80 metros e não possuía marcas externas que indicassem a causa da morte.

Segundo a diretora de Pesquisa do Projeto Baleia Franca, Karina Groch, uma das possibilidades é que tenha se perdido da mãe recentemente e acabou encalhando e morreu.

— Desde o início da temporada, este foi o primeiro encalhe registrado em toda a Costa brasileira e é provável que o filhote tenha se perdido da mãe e acabou sendo trazido para a areia da praia — pondera.

Para auxiliar no estudo que deve determinar o motivo da morte, foram colhidas amostras do corpo ainda na quarta-feira, quando o filhote foi encontrado por pescadores. Outras partes devem ser coletadas nesta quinta-feira, antes do corpo ser enterrado na praia.

Karina lembra que os filhotes de baleias-franca que nasceram durante esta temporada ainda dependem totalmente da mãe para se amamentar. A morte de filhotes ocorre naturalmente e segundo a diretora do Projeto Baleia Franca a taxa de mortalidade está controlada.

Este ano foi registrado o número recorde destes animais em toda a região. Conforme os dados do PBF, 103 baleias-francas foram avistadas entre a cidade de Torres/RS e a Praia da Lagoinha do Leste, em Florianópolis.

A primeira leva foi avistada na quinta-feira da semana passada: 62 baleias-franca. No dia seguinte, outras 41 foram observadas. Com isso, os sobrevoos de monitoramento, realizados no mês de julho desde 2002, bateu o recorde que era de 2009, quando 61 animais foram avistados.
(Do DC - www.diario.com.br)

Nenhum comentário: