quarta-feira, 25 de julho de 2012

BALEIA ALBINA EM GAROPABA

Foto Leonardo Peters / Operadora Base Cangulo

Filhote albino de baleia franca é
avistado em Garopaba, nesta terça-feira

Ele está acompanhado da mãe e tem sido observado desde a última sexta-feira

Um filhote albino de baleia franca tem sido avistado no Litoral de Santa Catarina desde sexta-feira, quando apareceu na Praia de Ibiraquera. Nesta terça-feira, ele e a mãe estavam em Garopaba. A cada temporada, pelo menos um filhote albino é observado.

A diretora de pesquisa do Projeto Baleia Franca, Karina Groch, diz que é uma ocorrência rara, e na maioria são indivíduos machos. De acordo com ela, nos últimos anos, entre cerca de 40 filhotes nascidos, um é albino.

Os filhotes albinos não são totalmente brancos, possuem pintas pretas e vão escurecendo com o passar das semanas. Quando adultos, ficam com uma coloração cinza escura.

O registro da baleia albina foi feito pela operadora de passeios de observação, Base Cangulo. O diretor geral da empresa, Murilo Ternes, disse que a última vez que ela foi vista, nesta terça-feira, estava na Praia do Siriú, em Garopaba.

Depois de ter o filhote, as francas permanecem no Litoral catarinense por cerca de três meses. Durante este tempo, elas ficam em jejum, amamentando os filhotes, que precisam estar saudáveis para voltar à Antártica. Por isso, Karina diz que é fundamental respeitar esses animais.

Mesmo o turismo de observação precisa seguir regras: o barco não pode se aproximar mais do que 100 metros da baleia com o motor ligado e não pode separar a mãe do filhote.

No ano passado, 172 francas foram registradas em três sobrevoos realizados, nos 400 quilômetros de costa entre Florianópolis e o Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Nesta temporada, o primeiro voo será feito na próxima quinta-feira e outros dois, até o final da temporada das baleias francas em SC, em novembro.

No site do Projeto Baleia Franca há mais informações sobre o turismo de observação e um mapa, que mostra os locais onde as baleias foram vistas nesta temporada.

(Do DIÁRIO CATARINENSE - www.diario.com.br)

Nenhum comentário: