sábado, 30 de junho de 2012

Pescadores de SC se
reúnem na Pinheira, em Palhoça

Peixe. Seminário discutiu desburocratização para facilitar a vida de pescadores artesanais
Alessandra Oliveira
Palhoça

Centenas de pescadores de Santa Catarina se reuniram na manhã desta sexta-feira, na praia da Pinheira para discutir organização e legislação entre outros tópicos referentes à pesca artesanal. Um dos principais anúncios do 10º Seminário da Pesca foi a aquisição de 12 tratores e 14 caminhões-guincho, que serão entregues às 36 colônias espalhadas pelo Estado, no mês de janeiro de 2013. Os equipamentos aliviarão os braços de homens e mulheres na hora de tirar os barcos da água para receber reparos.

Habituada a passar o dia descalça a pescadora do Balneário Rincão, no Sul do Estado, Zeli Geraldo, 46 anos, pôs sapatos e saiu de casa as 5h para participar do evento. Mais que ouvinte a presidente da colônia composta por 1.160 pescadores, veio em busca dos direitos de seus associados. “O trator vai facilitar nossa lida, mas, precisamos de um carro para deslocamento e uma câmara frigorífica para armazenar os pescados”, detalhou sobre as dificuldades enfrentadas em sua cidade. Mariano Ksey, 62, que veio com Zeli para o encontro estadual, lamentou a falta de fiscalização que prejudica o trabalho dos pescadores artesanais. “Matamos 70 toneladas de tainha nesta safra. Pegaríamos bem mais se os barcos industriais respeitassem nossa faixa de pesca”, reclamou.

A pescadora Jorda Ramos, 54 veio de Barra do Sul para “saber as novidades”. Com ela vieram o filho Jeferson Ramos, 33, e a mulher dele a nora, Decilnéia Borges, 32. “Em dezembro teremos um mercado público municipal poara vendermos nossos pescados”, comemorou Jorda, ao lembrar que também precisa de uma câmera frigorífica.
Necessidades das colônias são pesquisadas desde 2011

Os apontamentos destes e de outros pescadores foram registrados no seminário realizado pela Fepesc (Federação dos Pescadores do Estado de Santa Catarina). José Sebastião Marcati, gerente de Pesca e Aquicultura da Secretaria de Estado da Agricultura e
Desenvolvimento Rural de Santa Catarina afirmou que em 2011 começou um levantamento sobre as necessidades das colônias de pescadores. No processo se descobriu a urgência dos tratores e guinchos, que serão entregues em janeiro porque a entrega é vetada a entrega pelo Estado em ano eleitoral. “Em 2013 cada colônia terá ao menos um computador com acesso a internet”, antecipou, ao garantir ainda que o Estado arcará com metade dos custos de construção de três colônias que não dispõe de se própria. A outra parte será solicitada às prefeituras locais. “As sedes de Arroio do Silva e Imaruim estão em construção. Cada uma custou em média R$ 110 mil”, detalhou.
Ministério da Pesca quer facilitar vida do pescador artesanal

O ministro da Pesca, Marcelo Crivella, foi representado pelo coordenador federal de Pesca e Aquicultura, em SC, Paulo Henrique Ferreira. Horst Doering, superintendente do mesmo Ministério enfatizou que, forçar a organização das colônias e gerar receita para elas foi o principal objetivo do encontro, realizado no Dia do Pescador. “Antes o pescador refazia seu cadastro anualmente. Com as mudanças, ele precisará levar apenas um registro de atividades para manter sua carteirinha vigente”, observou, ao defender a desburocratização do setor, como uma das principais metas do Ministério da Pesca, criado há exatos três anos.

O presidente da Fepesc, Ivo da Silva afirmou que o cadastro de todos os pescadores está sendo feito em SC. “Estamos organizando as coisas apara desengavetar todas as licenças pendentes no Ministério”, observou. Outra busca de Silva é a criação de um cartão para reabastecimento de combustível das embarcações. A representante da Caixa Econômica Federal, Maria Angélica Michellin esteve presente no encontro para prestar esclarecimentos aos pescadores sobre o cadastro de conta codificada. Com os dados os pescadores poderão acompanhar os depósitos da taxa sindical feitos pelo presidente da colônia.
 

Nenhum comentário: