quinta-feira, 21 de junho de 2012

MORTE NO MAR

Foto Marcelo Becker?RBS
Pinguins morrem em redes em Balneário
Arroio do Silva, no Sul de Santa Catarina

 
Pescadores encontram dezenas de aves mortas na beira de uma praia da cidade
Marcelo Becker

Mais de 40 pinguins apareceram mortos na beira da praia em Balneário Arroio do Silva, no Sul do Estado, nesta quarta-feira. Os pescadores artesanais que encontraram os animais garantem que o fato foi provocado por redes de pesca de âncora, nas quais os pingüins acabaram enrolados e enforcados.

Dos animais mortos recolhidos, pelo menos a metade estava com restos de linhas de redes de pesca. O presidente da Associação de Pescadores Artesanais do município, Antônio Carlos Borges, sustenta a hipótese de que a redes fixadas no mar por uma âncora e em terra por uma estaca fincada na areia foram os causadores da mortandade.

— Quando são puxadas essas redes trazem consigo peixes e vários pinguins mortos. Isso é um perigo para a natureza e também para banhistas e surfistas — garante o pescador.
Alguns moradores que pararam para observar as dezenas de pinguins mortos disseram ter visto outros animais da espécie e também duas pequenas tartarugas mortos nas proximidades da foz do Rio Araranguá. Os pescadores aguardavam a chegada de algum órgão oficial fiscalizador para então enterrar os pingüins.
Pesca com rede está liberada
O comandante da Polícia Militar Ambiental de Laguna, Major Jefer Francisco Fernandes informou que a chamada pesca com rede de espera com âncora estava proibida, mas uma nova portaria do Ministério da Pesca liberou a prática na semana passada. Ele informou que fará hoje uma fiscalização para constatar se os equipamentos utilizados no Balneário Arroio do Silva estão de acordou com a lei ou se existe mesmo alguma irregularidade que coloca em risco os animais marinhos.
(Do DIÁRIO CATARINENSE - www.diario.com.br)

Nenhum comentário: