quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

MORTE NO MAR

Tartaruga Verde - Foto Projeto Tamar


Mortandade pode ter sido causada por redes de pesca

Um programa de orientação, prevenção e proteção da fauna marinha, especialmente das tartarugas verdes e golfinhos será desenvolvido pelo Projeto Tamar-ICMBio (Programa Brasileiro de Conservação das Tartarugas Marinhas) no litoral centro-norte de Santa Catarina, região onde mais de 130 animais foram encontrados mortos no mês de novembro. O coordenador do programa no Sul do País, Eron Paes de Lima, disse hoje que aguarda somente a emissão do laudo do Museu Oceanográfico da Univali (Universidade do Vale do Itajaí) para definir os planos e estratégias de ação. Entre as ações não está descartado um aperto na fiscalização, em parceria com o IBAMA (Instituto do Meio Ambiente) e a Polícía Ambiental do Estado.

“Às vezes as placas indicam que a velocidade é 80 km/h, mas nem sempre as pessoas respeitam essa velocidade”, destacou o coordenador para lembrar que também na pesca da região os limites podem não estar sendo respeitados. Lima, por outro lado, diz que é o laudo das equipes do Museu Oceanográfico que vai atestar com mais clareza o que realmente aconteceu com os animais. O trabalho coordenado pelo curador da instituição, Jules Soto, deve ser concluído até o final da semana, embora animais mortos continuem sendo encontrados no trecho do litoral que vai de Florianópolis até São Francisco do Sul.
Até agora, boa parte dos animais resgatados nas praias apresentava claros sinais de interação com a pesca e alguns pescadores chegaram a acusar colegas de serem responsáveis pela mortandade. As entidades representativas do setor pesqueiro industrial negam o incremento no esforço de pesca e o uso de redes proibidas.
(Com informações do ND - www.ndonline.com.br e Projeto Tamar)

Nenhum comentário: