sábado, 17 de dezembro de 2011

AUMENTA POLUIÇÃO

Foto Fatma

São 48 pontos impróprios para banho em SC
Em Florianópolis, 21
 
A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) divulgou nesta sexta-feira o segundo relatório de balneabilidade do Litoral catarinense para a temporada de verão. O total de pontos impróprios para banho no Estado subiu para de 42 para 48.
O monitoramento é feito em 195 pontos do Litoral. De acordo com a análise, em Florianópolis, dos 65 pontos analisados, 20 não são recomendados para o banho.
Entre os locais com a qualidade sanitária da água comprometida estão alguns pontos da Lagoa da Conceição, Praia Brava, Armação do Pântano do Sul, Beira-Mar Norte e Praia da Saudade, no Continente.
Os banhistas devem ficar atentos às placas nas praias que indicam a qualidade da água. Os locais próprios são sinalizados com verde e os impróprios em vermelho.
A Fatma não recomenda banho em saídas de rios e córregos depois de uma chuva forte. O local pode estar bastante contaminado pois a água carrega os microorganismos.


Contaminação

A contaminação cresce na temporada de verão. A balneabilidade está ligada à quantidade e à intensidade de águas poluídas que chegam ao mar.
Uma praia é considerada imprópria quando a quantidade da bactéria Escherichia coli por 100 mililitros for superior a 800 em mais de 20% das amostras coletadas nas últimas cinco semanas, ou se o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros na última coleta.
A bactéria pode provocar doenças como gastroenterite, verminoses e até casos mais graves, como hepatite, cólera e febre tifóide.

(Com informações da Fatma e DC)

Nenhum comentário: