sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Em extinção

Filhote de toninha recentemente resgatado no Uruguai - Foto SOS Fauna Marinha

No norte de Santa Catarina, um grupo de pesquisadores tenta salvar da extinção o golfinho mais tímido do mundo. A espécie em perigo é a 'toninha',também conhecido como nariz-de-garrafa, boto-cachimbo e franciscana , o menor dos golfinhos brasileiros. São imagens raras, já que o animal é arredio e não faz questão de se exibir.

A toninha só vive em um trecho do Atlântico Sul, que vai do Espírito Santo até o Golfo de San Matías na patagônia argentina. E um dos poucos lugares onde o misterioso golfinho pode ser observado em seu ambiente natural é a Baía da Babitonga, no norte de Santa Catarina, lar de um grupo de 50 toninhas, monitorado por pesquisadores da Universidade de Joinville.

Das mais de 30 espécies de golfinhos encontradas no Brasil, a toninha é a única ameaçada de extinção. A principal causa é a captura acidental em redes de pesca. São, pelo menos, duas mil toninhas mortas a cada ano no litoral brasileiro. Os pesquisadores estimam que a população já foi reduzida em 30%

Em um esforço conjunto, pesquisadores brasileiros, argentinos e americanos lançaram redes do bem na Baía da Babitonga. Cinco toninhas foram capturadas e receberam um equipamento capaz de transmitir informações para um satélite.

Agora, os golfinhos tímidos não têm como se esconder. Estão a um clique de serem localizados pelos olhos do satélite e de revelarem dados importantes para a criação de uma estratégia de salvação da espécie.

Nenhum comentário: