segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

ARQUEOLOGIA DO MAR

Foto Orlando Azevedo/Divulgação
Animais em decomposição, ossos, conchas, objetos oxidados e até um ursinho de pelúcia envolto em arame são matéria-prima para Orlando Azevedo. Há mais de duas décadas o fotógrafo vem coletando objetos, emoções e revelações que o mar devolve à terra numa peregrinação e mergulho às profundezas dos oceanos da memória.

O resultado do trabalho é a exposição Marinhas: Arqueologia da Morte que já esteve em cartaz no Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa.

Azevedo diz que a mostra é um elogio à vida, uma promoção da “ressurreição da extinção”. Marinhas – Arqueologia da Morte é composta por 36 imagens de 1m x 1m30cm. São verdadeiros achados e fósseis em transformação que após recolhidos por Orlando Azevedo são transportados para seu ateliê onde ele os fotografa em câmeras de grande formato.
No início dos anos 90, o fotógrafo Orlando Azevedo estava em uma praia no Sul do Brasil quando encontrou uma mesinha de bar corroída pela ferrugem. Depois disso, Orlando teve a ideia de fotografar objetos trazidos pelo mar, usando a mesa como fundo. Em seu estúdio particular, em Curitiba, ele produziu fotos com quase tudo o que encontrou na praia: de estrelas do mar até o cadáver de uma galinha morta.
Aos 62 anos, Orlando Azevedo segue exibindo uma personalidade forte de quem não acredita no ensino tradicional de fotografia. “Hoje todo mundo dá aula, tem pós e acha que pode tudo. Cursos de fotografia estão todos lotados, mas fotógrafo tem que estudar poesia, filosofia e antropologia. O resto é técnica e transpiração”, diz.

Ao voltar-se para o mar, Azevedo revive a infância. Nascido na Ilha Terceira (Açores/Portugal), cresceu fascinado pelo Oceano Atlântico e pelas imagens a que tinha acesso na revista National Geographic, da qual o avô e o pai foram assinantes.
–Isso foi decisivo na minha formação visual – explica.
 
Já em Curitiba, para onde se mudou em 1963, com os pais, Azevedo envolveu-se com poesia e música, integrando uma das principais bandas do Estado, A Chave, que fez história entre 1969 e 1979.

– Sempre olhei e mergulhei no horizonte infinito em busca de descobrir o que encontrava e existia além – observa.


Em seu percurso quase sempre solitário, o fotógrafo é um arqueólogo das emoções mais ocultas, redescobre a pátina da memória, rasga a ansiedade e paixão, recolhe os pedaços e as cicatrizes sobreviventes.


Foi aplicando diferentes técnicas de fotografia em estúdio que Orlando selecionou as fotos da exposição “Marinhas – Arqueologias da Morte”, todas registradas com um diafragma super fechado para valorizar o máximo de foco possível e as texturas dos objetos.

Ao todo são 36 fotografias impressas em papel Canson e expostas em telas cobertas com acrílico reflexivo, já que ele fez questão de não usar vidro. “Vidro antirreflexo mata a fotografia”, decreta Orlando, que também expõe a máquina fotográfica analógica com que fez os retratos.

Apontando para o tripé e a câmera exatamente sobre a mesinha corroída pela ferrugem de 20 anos atrás, Orlando afasta qualquer glamour da profissão de fotógrafo.
“É isso aí que as pessoas podem ver, não tem nada demais, arte e criação estão ligadas. Fotografia é o que eu sou, o que eu vejo e o modo como eu vejo. Mesmo assim é um trabalho de operário. Sou um operário da minha paixão.”
(Com informações do Diário Catarinense e do Notícias do Dia)

Nenhum comentário: