quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Velhas conhecidas

"Felícia" com filhote - Foto PBF

"FELÍCIA" E "IVONE" ESTÃO DE VOLTA A SC
 
Duas baleias bastante conhecidas, identificadas pelo Projeto Baleia Franca (PBF) desde 1999, foram avistadas durante o primeiro sobrevoo para o registro de baleias presentes na APA neste final de julho. Nesta quarta-feira (3), as praias do Siriú e Gamboa reúnem cinco pares (mães com filhotes) e dois adultos.
Uma das “reconhecidas” foi a primeira baleia registrada pelo PBF no início desta temporada e batizada pelos voluntários deste ano com o nome de "Ivone", em homenagem a avó de uma das voluntárias que atuam no Projeto Baleia Franca.
A baleia Ivone foi avistada pelo PBF no dia 2 de julho na Praia de Itapirubá e estava sozinha, ainda sem filhote. Agora foi avistada na praia da Gamboa (Garopaba), já com seu filhote recém-nascido.
“As baleias francas tem um filhote a cada 3 anos, e os registros da Ivone em SC seguiram este intervalo, este é quinto filhote que a Ivone tem aqui em SC, ao longo destes anos” fala com entusiasmo a diretora de pesquisa Karina Groch.
Desmame
  A outra baleia identificada e velha conhecida do PBF foi batizada de "Felícia". O mamífero voltou para Santa Catarina esse ano com o filhote de um ano de idade para o desmame. “Com um ano de idade o filhote já está com as calosidades bem formadas - o que não ocorre com recém-nascidos - e poderá ser catalogado pelo PBF, proporcionando assim a possibilidade de reconhecimento futuro e acompanhamento das próximas gerações da família da baleia Felícia” revela Karina.
Maior autoridade brasileira em baleias franca, Karina estima que a temporada deve trazer mais de uma centena de exemplares até novembro, com base no ciclo de três anos cumpridos pela espécie na costa brasileira.
Sobrevoo 
 O sobrevoo realizado pelo Projeto Baleia Franca avistou 35 baleias. Dessas, 13 eram pares de mães com seus respectivos filhotes, além de sete indivíduos adultos e dois juvenis, números dentro do esperado pelos pesquisadores.
A equipe do Projeto Baleia Franca decolou da cidade de Içara (SC) com o objetivo de fazer o monitoramento dos mamíferos desde o sul da Ilha de Santa Catarina até a divisa com o Rio Grande do Sul.
A equipe que fez o sobrevoo contou com a participação de Paulo Flores, Analista Ambiental do Centro Mamíferos Aquáticos/ICMBio, responsável pelas fotos durante todo o voo, para posterior identificação individual de cada uma.
Técnica - De acordo com Karina os sobrevoos são uma técnica utilizada entre pesquisadores. No Brasil, por exemplo, eles são usados para realização de estimativas de abundância de baleias jubarte que frequentam a região Nordeste, e das toninhas, uma espécie de golfinho que ocorre aqui na região Sul.
Durante o sobrevoo é possível obter informações como:
Fotografia para reconhecimento individual;
Localização das baleias ao longo da costa;
Número de indivíduos avistados;
Composição dos grupos: presença de indivíduos adultos, juvenis ou filhotes;
Comportamento das baleias durante a aproximação da aeronave.

(Matéria de Sérgio Saraiva no www.garopabaonline.com.br )

Nenhum comentário: