sexta-feira, 5 de agosto de 2011

PF INAUGURA DELEGACIA MARITMA

 Foto DPF
Começa a funcionar, a partir de hoje, a primeira Delegacia Especial de Polícia Marítima. Localizada no Estreito, área continental da cidade, a nova delegacia deve intensificar as operações da Polícia Federal pelo mar. A inauguração será as 10h, na rua Quatorze de Julho ao lado da Capitania dos Portos.
Segundo o delegado da Polícia Federal, Ildo Rosa, a nova delegacia será integrada com outras unidades que já atuam no estado, o Gepom (Grupo Especial de Polícia Marítima) de Florianópolis, que trabalha em conjunto com o Nepom (Núcleo Especial de Polícia Marítima) de Itajaí e GEPOM de Joinville. Graças a essa integração são realizados frequentes patrulhamentos em toda a costa catarinense e diversas operações de combate a crimes ambientais e de combate ao tráfico de drogas por meio dos portos catarinenses. “A estrutura também vai nos permitir uma integração com outros portos como o de Rio Grande (RS)”, explica Ildo Rosa.
A Delegacia terá a missão de guarnecer os 562 quilômetros de extensão da costa de Santa Catarina, e, além de atuar na prevenção e repressão dos crimes contra bens, serviço e interesses da União, a integração das polícias marítimas tem como atribuição realizar o patrulhamento nas ilhas e costa catarinense, e o policiamento nos complexos Portuários de Imbituba, Itajaí e São Francisco do Sul.
E expectativa da Polícia Federal é permitir que, em 2014, o projeto conte com um eficiente Sistema de Segurança Portuária e de Patrulhamento Costeiro, dotado de uma estrutura de inteligência portuária que poderá servir de modelo a outros Estados. A ideia é apoiar as cidades litoraneas que sediarão os jogos da Copa do Mundo em 2014. --
O Depom (Delegacia de Polícia Marítima) marca a conclusão da primeira etapa de um projeto iniciado em janeiro de 2009. O efetivo é habilitado pela Marinha do Brasil para condução de embarcação pública e possui treinamento de Técnica de Atividades Embarcadas aplicado pelo Centro de Treinamento da Polícia Federal no Estado do Amazonas.
O contingente ainda conta com treinamentos da Guarda Costeira Americana para atividades de polícia marítima;  Curso de Análise de Inteligência na CIA (Central de Inteligência Americana); Escola Superior de Guerra e Instruções de mergulho na Academia Nacional de Polícia.

Raio-X DEPOM

Lancha de Patrulhamento Ambiental SEAP 16, de 36 pés;
Lancha de Patrulhamento Costeiro Mercúrio, blindada de 45 pés
Três Lanchas Rápidas de Interceptação;
Flexboats 760, que ficam atracadas em nossas Unidades de Polícia Marítima de Joinville, de Itajaí e na DEPOM de Florianópolis.

(Colombo de Souza, no ND de hoje)

Nenhum comentário: